TEM UM EDUCADOR SOCIAL NA MINHA ESCOLA... A EDUCAÇÃO SOCIAL NA “EDUCAÇÃO INTEGRAL” A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO/RJ

Palavras-chave: Educadores Sociais. Pedagogia Social. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2025).

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as propostas organizadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, e pelo Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PME-SG), de 2015, no que se refere à inserção da categoria profissional Educadores Sociais nas relações educacionais presentes na Educação Integral do referido município. Esse estudo se constitui, metodologicamente, de uma investigação bibliográfica organizada pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula – UERJ-FFP. A partir da análise das metas propostas pelos distintos planos de educação, nacional e municipal, infere-se que, a presença desse profissional da Educação Social suscita questionamentos sobre suas relações sociais e práticas socioeducativas que serão decisivas para a constituição de seu campo de trabalho e também da organização da sua identidade profissional como educador em relação a outros profissionais da educação formal nesse município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Professor efetivo do PPGEdu e do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). 

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Doutorando em Educação (ProPEd/UERJ). Professor da Universidade Castelo Branco (UCB). 

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRASIL. Lei nº 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

_____. Emenda Constitucional n.53, de 19 de dezembro de 2006. Cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF- 20 de dez. 2006.

_____. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 17 mai. 2006.

_____. Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Diário Oficial da União, Brasília, DF- 21 de jun. 2007 e retificado em 22 de jun. 2007.

_____. Lei nº 13.005, de 24 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de jun. 2014.

_____. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º. de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 04 jul. 2015.

CABRAL, Ângela Ninfa Mendes de Andrade. Política de Formação do(a) pedagogo(a): uma abordagem das políticas curriculares para atuação do pedagogo em espaços não escolares. Espaço do Curriculo.v.5. n.1.jun-dez, 2012.

CALIMAN, Geraldo. A Pedagogia Social na Itália. In: NETO, João Clemente de Souza; SILVA, Roberto da; ¬MOURA, Rogério. Pedagogia Social. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009.

CAVALIERE, Ana Maria. Conceito de Educação Integral é um conceito em construção. Jornal do professor, Rio de Janeiro, 27 maio 2009. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=21&idCategoria=8>. Acesso em: 26 fevereiro 2017.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1015 – 1035, out., 2007.

CAVALIERE, Ana Maria; GABRIEL, Carmen Teresa. Educação Integral e currículo integrado: Quando dois conceitos se articulam em um programa. In. MOLL, Jaqueline (Org). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012

COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. História(s) da Educação Integral. Brasília: Em Aberto, v.22, n. 80, p.83-96, abr. 2009.

FERREIRA, Arthur Vianna. Representações Sociais e Identidade Profissionais – Elementos para a prática educativas com os pobres. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUARÁ, Isa Maria F. R. É imprescindível educar integralmente. Cadernos CENPEC, São Paulo, n. 2, p. 15-24, 2006.

LECLERC, Gesuína de Fátima Elias. MOLL, Jaqueline. Programa Mais Educação: avanços e desafios para uma estratégia indutora da Educação Integral em tempo integral. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 45, p. 91-110, jul./set. 2012.

MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário integral. Em Aberto, Brasília, v.22, n. 80, p.15-31, abr. 2009.

NETO, João Clemente. Ecos da Teologia da Libertação na Pedagogia Social. IN. SILVA, Roberto da; ¬MOURA, Rogério; _____. (Orgs.) Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.

PAIVA, Flávia Russo; AZEVEDO, Denilson Santos de; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Concepções de Educação Integral em propostas de ampliação do tempo escolar. Revista Instrumento – Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. Juiz de /fora, v. 16, n. 1, jan./jun. 2014.

PAIVA, Jacyara da Silva. Caminhos do educador social no Brasil. Jundiaí, SP: Paco Editorial. 2015a.

PAIVA, Jacyara da Silva. O educa[dor] social de rua no Brasil: teorias tecidas na militância histórica, construção da cidadania com crianças e adolescentes. Paraná: Unicentro. 2015b.

PARO, Vítor Henrique. Educação Integral em tempo integral: uma concepção de educação para a modernidade. In: COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa (Org.). Educação Integral em tempo integral: estudos e experiências em processo. Petrópolis, RJ: FAPERJ, 2009.

RIBEIRO, Darcy. O livro dos CIEPs. Rio de Janeiro: Bloch, 1986.

SÃO GONÇALO. Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024). Diário Oficial da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. São Gonçalo, 08 dez de 2015.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1969.

Publicado
2020-04-24