TEM UM EDUCADOR SOCIAL NA MINHA ESCOLA... A EDUCAÇÃO SOCIAL NA “EDUCAÇÃO INTEGRAL” A PARTIR DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO GONÇALO/RJ

Résumé

O presente artigo tem como objetivo investigar as propostas organizadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014, e pelo Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PME-SG), de 2015, no que se refere à inserção da categoria profissional Educadores Sociais nas relações educacionais presentes na Educação Integral do referido município. Esse estudo se constitui, metodologicamente, de uma investigação bibliográfica organizada pelo Projeto de Extensão Fora da Sala de Aula – UERJ-FFP. A partir da análise das metas propostas pelos distintos planos de educação, nacional e municipal, infere-se que, a presença desse profissional da Educação Social suscita questionamentos sobre suas relações sociais e práticas socioeducativas que serão decisivas para a constituição de seu campo de trabalho e também da organização da sua identidade profissional como educador em relação a outros profissionais da educação formal nesse município da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Bibliographies de l'auteur

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Professor efetivo do PPGEdu e do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). 

Marcio Bernardino Sirino, Universidade Castelo Branco

Doutorando em Educação (ProPEd/UERJ). Professor da Universidade Castelo Branco (UCB). 

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Publiée
2020-04-24