DA GARATUJA À ESCRITA INFANTIL
Resumo
Neste trabalho, os primeiros esboços comunicativos das crianças são tomados como objetos de investigação e compreensão simbólica significativa à luz do grafismo infantil, realizado no contexto da educação infantil e no entendimento dos diferentes níveis de escrita a partir de algumas reflexões necessárias. Nesse sentido, cada parte desta investigação está inserida nos seguintes objetivos: discutir a importância do desenho nas turmas de alfabetização na educação infantil; compreender os significados nos traçados das crianças e refletir como as garatujas são capazes de comunicar, como devem ser as estratégias no desenvolvimento dos níveis de escrita no processo de ensino e aprendizagem das crianças na problematização dos diferentes contextos de sala de aula. Sendo assim, este estudo é composto de análises bibliográficas, com fins reflexivos, pois, colocam em destaque como nasce o processo de desenvolvimento da escrita nas crianças e, mais ainda, amplie o olhar docente direcionados aos trabalhos infantis.
Referências
ABAURRE, Maria Bernadete. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. In: LAMPRECHT, Regina Ritter. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho? Desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 2003.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed: 1986.
GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEVIN, Esteban. A garatuja como vestígio das letras. Buenos Aires: Nueva Visión, 1991.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
REVISTA NOVA ESCOLA. Rabiscos e ideias. Edição 228, dez. 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml. Acesso em: 11 fev. 2020.
SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil. São Paulo: Scipione, 1997.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).