DA GARATUJA À ESCRITA INFANTIL

  • Ivan Vale de Sousa Escola Municipal Novo Horizonte
Palavras-chave: Educação Infantil. Desenho. Alfabetização. Garatujas.

Resumo

Neste trabalho, os primeiros esboços comunicativos das crianças são tomados como objetos de investigação e compreensão simbólica significativa à luz do grafismo infantil, realizado no contexto da educação infantil e no entendimento dos diferentes níveis de escrita a partir de algumas reflexões necessárias. Nesse sentido, cada parte desta investigação está inserida nos seguintes objetivos: discutir a importância do desenho nas turmas de alfabetização na educação infantil; compreender os significados nos traçados das crianças e refletir como as garatujas são capazes de comunicar, como devem ser as estratégias no desenvolvimento dos níveis de escrita no processo de ensino e aprendizagem das crianças na problematização dos diferentes contextos de sala de aula. Sendo assim, este estudo é composto de análises bibliográficas, com fins reflexivos, pois, colocam em destaque como nasce o processo de desenvolvimento da escrita nas crianças e, mais ainda, amplie o olhar docente direcionados aos trabalhos infantis.

Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Escola Municipal Novo Horizonte

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Professor de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, em Parauapebas – Pará.

Referências

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Publicado
2020-05-22