DA GARATUJA À ESCRITA INFANTIL
Abstract
Neste trabalho, os primeiros esboços comunicativos das crianças são tomados como objetos de investigação e compreensão simbólica significativa à luz do grafismo infantil, realizado no contexto da educação infantil e no entendimento dos diferentes níveis de escrita a partir de algumas reflexões necessárias. Nesse sentido, cada parte desta investigação está inserida nos seguintes objetivos: discutir a importância do desenho nas turmas de alfabetização na educação infantil; compreender os significados nos traçados das crianças e refletir como as garatujas são capazes de comunicar, como devem ser as estratégias no desenvolvimento dos níveis de escrita no processo de ensino e aprendizagem das crianças na problematização dos diferentes contextos de sala de aula. Sendo assim, este estudo é composto de análises bibliográficas, com fins reflexivos, pois, colocam em destaque como nasce o processo de desenvolvimento da escrita nas crianças e, mais ainda, amplie o olhar docente direcionados aos trabalhos infantis.
References
ABAURRE, Maria Bernadete. Horizontes e limites de um programa de investigação em aquisição da escrita. In: LAMPRECHT, Regina Ritter. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho? Desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 2003.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed: 1986.
GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LEVIN, Esteban. A garatuja como vestígio das letras. Buenos Aires: Nueva Visión, 1991.
LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
LOWENFELD, Viktor. A criança e sua arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
REVISTA NOVA ESCOLA. Rabiscos e ideias. Edição 228, dez. 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/rabiscos-ideias-desenho-infantil-garatujas-evolucao-cognicao-expressao-realidade-518754.shtml. Acesso em: 11 fev. 2020.
SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil. São Paulo: Scipione, 1997.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).