ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PARÁ: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS

Palavras-chave: Educação Física. Trabalho Docente. Educação de Jovens e Adultos. Formação Continuada. Regulação.

Resumo

O estudo objetivou analisar o trabalho docente, a formação continuada e a regulação que impacta sobre a educação física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentou-se na abordagem crítico-dialética e envolveu questionário e entrevista semiestruturada com 09 (nove) sujeitos. Os resultados revelaram: a dificuldade em tratar a sociodiversidade encontrada no trabalho docente, que se encontra intensificado e precário; um  descontentamento em relação aos processos de formação continuada oferecidos na rede de ensino, descontextualizados da realidade concreta do trabalho; em que pese a incoerência histórica da legislação da EF na EJA, os professores resistem e mobilizam os sujeitos para as experiências na disciplina no ensino noturno. Há um evidente descaso e desmonte da educação no ensino noturno e em meio a esse mecanismo a resistência dos professores é um caminho coletivo, somada ao engajamento político e solidário para superar os desafios da disciplina na/da EJA.

Biografia do Autor

Maria da Conceição dos Santos Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) atuando no Instituto de Ciências de Educação na Faculdade de Educação Física da UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFPA).

Barbara Araújo da Silva, Universidade Federal do Pará

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará.

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF/UFPA)

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Publicado
2020-06-23