ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DE BELÉM-PARÁ: DESAFIOS E RESISTÊNCIAS
Abstract
O estudo objetivou analisar o trabalho docente, a formação continuada e a regulação que impacta sobre a educação física (EF) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentou-se na abordagem crítico-dialética e envolveu questionário e entrevista semiestruturada com 09 (nove) sujeitos. Os resultados revelaram: a dificuldade em tratar a sociodiversidade encontrada no trabalho docente, que se encontra intensificado e precário; um descontentamento em relação aos processos de formação continuada oferecidos na rede de ensino, descontextualizados da realidade concreta do trabalho; em que pese a incoerência histórica da legislação da EF na EJA, os professores resistem e mobilizam os sujeitos para as experiências na disciplina no ensino noturno. Há um evidente descaso e desmonte da educação no ensino noturno e em meio a esse mecanismo a resistência dos professores é um caminho coletivo, somada ao engajamento político e solidário para superar os desafios da disciplina na/da EJA.
References
ALVES, G. Dimensões da precarização do trabalho. x ed. Bauru: Projeto Editorial práxis, 2013.
ANDERY, M.A. Para Compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Gramond, 2007.
ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 15ª edição. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 2005.
BARROS, J.M.A. A organização didática da educação física na educação de jovens e adultos no sistema público de ensino no município de Natal – RN. 2016, 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. UFRN, 2016.
BARROSO, J. O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial - Out. 2005. Disponibilidade em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 20 de dez 2019.
BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
CAMARGO, A.; FERREIRA, D.L.; LUZ, I.C.P. Perfil, condição e formação docente no Pará. In: In: MAUÉS, O. C.; CAMARGO, A. ; OLIVEIRA, D.A.; VIEIRA, L. F. O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
CARVALHO, R.M.A. CAMARGO, M.C.S. Formação de professores em educação física e a Educação de Jovens e Adultos. Revista Moviemento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, dez. 2019. Disponibilidade em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/85233/52824>. Acesso em: 15 jan. 2020.
______ . MACHADO, A.B. Os impactos do PIBID na formação de Professores de Educação Física para a Educação de Jovens e Adultos. Cadernos de Formação RBCE, v. 7, n. 2, p. 57-67, set. 2016. Disponibilidade em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2217/1207>. Acesso em: 15 de jan 2020.
CARVALHO, R.M. VENTURA, J. . Formação inicial de professores para a EJA. REVISTA LUGARES DE EDUCAÇÃO, v. 3, n. 5, p. 22-36, jun.-jul. 2013. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rle/article/view/16161/9233>. Acesso em: 15 de jan 2020.
CHIRINÉA, A.M. Mecanismos de Regulação para a Educação no Brasil: Contribuições para o Debate. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n1. P. 168-189, 2017.
DAL ROSSO, S. Mais trabalho: a intensificação do labor na sociedade contemporânea. São Paulo: Boitempo, 2008.
DEL PINO, M.A.B.; VIEIRA, J.S.; HYPOLITO, A.M. Trabalho docente, controle e intensificação: câmeras, novo gerencialismo e práticas de governo. In: FIDALGO, Fernando; OLIVEIRA, Ma A. M.; FIDALGO, Nara L. Rocha. A intensificação do trabalho docentes: tecnologias e produtividade. Campinas, SP: Papirus, 2009.
FRANCHI, Silvester. GÜNTHER, Maria Cecília Camargo. Juvenilização da EJA: repercussões na educação física. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 53, p. 209-225, maio. 2018. Disponibilidade em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n53p209/36361 >. Acesso em:20 de dez 2019.
FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Edição especial. Rio Janeiro/São Paulo: Nova Fronteira, 2012.
FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação. v. 16, n. 46, p. 235-274, jan.-abr. 2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a13.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018.
GAMBOA, S. S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2.ed. Chapecó: Argos, 2012.
GÜNTHER, M.C.C. O Direito à Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira Ciência do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. 400-412, abr.-jun. 2014.
HYPOLITO, A.M.; VIEIRA, J.S.; PIZZI, L.C.V. Reestruturação curricular e autointensificação do trabalho docente. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.100-112, Jul.-dez. 2009 ISSN 1645-1384 (online) Disponibilidade em: www.curriculosemfronteiras.org Acesso 26 de jan 2014.
LEMES, V.B. Relatos de uma Proposta de Educação Física Escolar: A Promoção da Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2017, 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. UFRGS, 2017.
MACHADO, M.M. Formação de professores para EJA Uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 161-174, jan.-dez. 2008. Disponibilidade em: <https://www.cnte.org.br/images/stories/2012/revista_retratosdaescola_02_03_2008_formacao_de_professores.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2017.
MARX, K. Processo de trabalho e processo de valorização. In: ANTUNES, Ricardo. A dialética do Trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
MAUÉS, O.C. Organização dos docentes e ação sindical. In: MAUÉS, O. C.; CAMARGO, A.; OLIVEIRA, D.A.; VIEIRA, L. F. O trabalho docente na educação básica: o Pará em questão. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
______ . A política da OCDE para a educação e a formação docente. A nova regulação? Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 75-85, jan.-abr. 2011.
OLIVEIRA, D.A. Educação. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
______ . Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
PEREIRA, J.E.D. Formação continuada de professores. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
RUMMERT, S.M. Educação de jovens e adultos trabalhadores no Brasil atual: do simulacro à emancipação. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 175-208, jan.-jun. 2008. Disponibilidade em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795x.2008v26n1p175/9570>. Acesso em: 1 jul. 2019.
SEVERINO, A. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOARES, C; ESCOBAR, M.; TAFFAREL, C.; FILHO, L.C.; VARJAL, E. BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
VENTURA, J.P. Educação de Jovens e Adultos ou Educação da Classe Trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. 2008, 302 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. UFF. Rio de Janeiro, 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).