CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DAS LIÇÕES DO RIO GRANDE

Palavras-chave: Currículo. Educação Física. Lições do Rio Grande.

Resumo

O texto em questão tem por objetivo compreender algumas das condições históricas para a emergência do referencial curricular do Rio Grande do Sul (Lições do Rio Grande – LRG), especialmente do componente curricular Educação Física (EF), entendendo-o como artefato pedagógico e cultural. Baseados nos aportes da História Cultural e dos Estudos Culturais, utilizamos como material empírico o próprio referencial, seus cadernos do professor e aluno, e duas entrevistas. Pode-se perceber que as LRG foram produzidas a partir de uma demanda do governo estadual e considerando os professores convidados para a EF privilegiou discussões do movimento renovador. Sua composição reflete diversas disputas e tentativas de produção de verdades, tanto sobre a EF quando sobre a construção dos sujeitos.

Biografia do Autor

Bruno de Oliveira e Silva, UFES

Doutorando em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo.

Christiane Garcia Macedo, UNIVASF

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

José Geraldo Soares Damico, UFRGS

Doutor em Educação, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2020-06-23