CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O CASO DAS LIÇÕES DO RIO GRANDE
Resumen
O texto em questão tem por objetivo compreender algumas das condições históricas para a emergência do referencial curricular do Rio Grande do Sul (Lições do Rio Grande – LRG), especialmente do componente curricular Educação Física (EF), entendendo-o como artefato pedagógico e cultural. Baseados nos aportes da História Cultural e dos Estudos Culturais, utilizamos como material empírico o próprio referencial, seus cadernos do professor e aluno, e duas entrevistas. Pode-se perceber que as LRG foram produzidas a partir de uma demanda do governo estadual e considerando os professores convidados para a EF privilegiou discussões do movimento renovador. Sua composição reflete diversas disputas e tentativas de produção de verdades, tanto sobre a EF quando sobre a construção dos sujeitos.
Citas
ABREU, M. Lições do Rio Grande: Referencial Curricular para as escolas estaduais. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009, v. II. p. 5-10.
ALVARENGA, L.F.C. “Flores de plástico não morrem”? Educação, Saúde e Envelhecimento na perspectiva de Gênero. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006.
AMARAL, J.C.S.R. A política de gestão da educação básica na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul (2007-2010): o fortalecimento da gestão-gerencial. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S.A. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 368-385, set. 2002.
BRACHT, V. Educação Física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996. Brasília: Senado Federal, 1996.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 1ª a 4ª série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª série. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
BURKE, P. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CAPARROZ, F.E. Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola: a Educação Física como componente curricular. Campinas: Autores Associados, 2005.
CORAZZA, S.M. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
COSTA, M.V. Sujeitos e subjetividades nas tramas da linguagem e da cultura. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 29-46.
______. Estudos culturais para além das fronteiras disciplinares. In: ______; VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 13-36.
COUTINHO, K.D; SOMMER, L.H. Discursos sobre formação de professores e arte de governar. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 86-103, 2011.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Universidade Federal de Rio Grande do Sul. Lições do Rio Grande: referencial curricular para as escolas estaduais. 2010. Disponível em: http://www.cpers.org.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2518 Acesso em: 2 abr. 2019.
FRAGA, A.B. Depoimento de Alex Branco Fraga: Projeto Garimpando Memórias, 2013.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1999.
______. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
______. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008b.
GOELLNER, S.V.; MÜHLEN, J.C. Garimpando memórias: esporte, educação física, lazer e dança no Rio Grande do Sul. Revista de História Oral, Oralidades, v. 7, p. 53-66, jan./jun 2010.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.
GONZÁLEZ, F.J. Projeto curricular e educação física: o esporte como conteúdo escolar. In: REZER, Ricardo (org.). O fenômeno esportivo: ensaios crítico-reflexivos. Chapecó: Argos, 2006, p. 69-109.
______; FRAGA, A.B. Referencial Curricular de Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009a, v. II. p. 113-181.
______; ______. Educação Física – Ensino Fundamental: Caderno do Professor. In: Rio Grande Do Sul. SEDUC. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Porto Alegre: SEDUC, 2009b, v. II. p. 97-130.
______; ______. Educação Física: Ensino Fundamental – 5ª e 6ª séries – Caderno do Aluno. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Caderno do Aluno - 5ª e 6ª séries - Ensino Fundamental. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009c, v. 1. p. 69-84.
GONZÁLEZ, F.J. Depoimento de Fernando Jaime González: Projeto Garimpando Memórias, 2013.
HAGEMEYER, R.C.C. Currículo e Mudança: práticas mediadoras como catálise, ultrapassagens e referências para a formação docente na contemporaneidade. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 1, p. 232-251, jan./jun. 2011.
MARTINY, L.E.; FLORÊNCIO, S.Q.N.; GOMES-DA-SILVA, P.N. O Referencial Curricular da Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul: uma análise qualitativa de conteúdo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 1-14, jan./abr. 2011.
MEIHY, J.C.S.B.; BARBOSA, F.H. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MELLO, G.N. Referenciais Curriculares da Educação Básica para o Século 21. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009, v. 2. p. 11-24.
MOREIRA, A.F.B. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
______; SILVA, T.T. Sociedade e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez: 2008. p. 7-37.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Departamento Pedagógico (org.). Referencial Curricular do Rio Grande do Sul – Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, 2009, v. 2.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação; Departamento Pedagógico; União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (org.). Referencial Curricular Gaúcho: Linguagens. Porto Alegre: SEDUC, 2018. v1.
SANTOS, L.L.C.P.; MOREIRA, A.F. Currículo: questões de seleção e de organização do conhecimento. Idéias, n. 26, p. 47-65, 1995.
SILVA, T.T. O adeus às metanarrativas. In: ______ (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 247-258.
______. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: VEIGA-NETO, Alfredo (org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995. p. 245-261.
______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.
______. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: ______ (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 190-207.
______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA-NETO, A. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, Luzia Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 13-43.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).