BREVES REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO
Resumo
A escola tem o papel de preparar cidadãos aptos a viver e conviver no seu meio social, mas, por muitas vezes, a formação de um bom leitor crítico é prejudicada. Logo, a leitura é uma das ferramentas utilizadas na formação e promoção desse tipo de leitor. Contudo, quando não há essa formação, há uma quebra de paradigmas sobre a importância da leitura. Observado isso, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como foco trazer uma breve reflexão sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Para tanto, o estudo pauta-se em Martins (1988) e Freire (1990) para a discussão sobre leitura, fazendo uma referência ao avanço da leitura crítica com a chegada do letramento no Brasil. Outro ponto de discussão volta-se para a concepção de ensino que por muitos anos permeou o país, provocando uma dificuldade na forma de conceber a leitura. Essa posição, na pesquisa, é postulada por Freire (1979; 2015) e Mosé (2013).
Referências
DERING, Renato de Oliveira; MARTINS, Pauliany Carla; SILVA, Leandro Alves da. “A formação do sujeito-leitor pela experienciação do ato de ler: breves considerações”. In. Schütz, Jenerton Alan et al. Pesquisas e escritas em educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo. v. 7, n. 1, p. 39-49, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ___. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2005.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
NEIS, Ignacio Antonio. Competência de leitura. Letras de Hoje, v. 17, n. 2, 1982.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).