BREVES REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO
Abstract
A escola tem o papel de preparar cidadãos aptos a viver e conviver no seu meio social, mas, por muitas vezes, a formação de um bom leitor crítico é prejudicada. Logo, a leitura é uma das ferramentas utilizadas na formação e promoção desse tipo de leitor. Contudo, quando não há essa formação, há uma quebra de paradigmas sobre a importância da leitura. Observado isso, a presente pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como foco trazer uma breve reflexão sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Para tanto, o estudo pauta-se em Martins (1988) e Freire (1990) para a discussão sobre leitura, fazendo uma referência ao avanço da leitura crítica com a chegada do letramento no Brasil. Outro ponto de discussão volta-se para a concepção de ensino que por muitos anos permeou o país, provocando uma dificuldade na forma de conceber a leitura. Essa posição, na pesquisa, é postulada por Freire (1979; 2015) e Mosé (2013).
References
DERING, Renato de Oliveira; MARTINS, Pauliany Carla; SILVA, Leandro Alves da. “A formação do sujeito-leitor pela experienciação do ato de ler: breves considerações”. In. Schütz, Jenerton Alan et al. Pesquisas e escritas em educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde; DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges. A escola e o ensino da leitura. Psicologia em Estudo. v. 7, n. 1, p. 39-49, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: ___. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 2008.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. São Paulo: Atlas, 2005.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
NEIS, Ignacio Antonio. Competência de leitura. Letras de Hoje, v. 17, n. 2, 1982.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).