MENTE LIVRE EM CORPO ENCARCERADO: ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FORMAL NA UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE PALMAS-TO
Resumo
A partir de um relato de experiência acadêmico por meio de uma roda de conversa intitulada “Mente livre em corpo encarcerado: o desafio da atuação docente no ensino em prisões”; debateu-se acerca da atuação de professores na educação formal no âmbito do sistema penitenciário tocantinense. O itinerário metodológico tem como pano de fundo dados já produzidos no mesmo ambiente investigativo, a Unidade Prisional Feminina de Palmas por Paro (2016) e Pereira (2019). Neste relato, procurou-se responder à pergunta: Qual é o cenário da formação específica de professores para atuar no sistema prisional? E na pretensão de suscitar o debate sobre a formação de professores no ensino formal neste contexto, ficou evidenciado que ainda não existe consistência entre o que o conjunto do ordenamento jurídico nacional e regional afirmam e a realidade praticada relativamente a formação específica de professores para atuarem no contexto de prisões.
Referências
ADRIOLA, W. B. Ações de Formação em EJA nas prisões: o que pensam os professores do sistema prisional do Ceará? Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 179-204, jan./març. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação: Resolução CNE/CEB 2/2010. Diário Oficial da União, Brasília, 20 de maio de 2010. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14906>. Acesso em 27 ago. 2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024 [recurso eletrônico]: Lei nº 13.005, de 25 de junho 2014. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 27 ago. 2019.
BRASIL. Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - - rev. e atual, Brasília, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979
Levantamento Nacional de informações penitenciárias: INFOPEN. Atualização – junho de 2016. SANTOS, Thandara (org.). Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2017. 65 p. il. Color. ISNB 978-85-5506-063-2. Disponível em: < http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatorios-sinteticos/infopen-jun-2017-rev-12072019-0721.pdf>. Acesso em 27 ago. 2019.
Levantamento Nacional de informações penitenciárias: INFOPEN Muheres. 2ª Edição – 2017. SANTOS, Thandara (org.). Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2017. 79 p. il. Color. ISNB 978-85-5506-063-2. Disponível em: < http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen-mulheres/infopenmulheres_arte_07-03-18.pdf>. Acesso em 27 ago. 2019.
Levantamento Nacional de informações penitenciárias: INFOPEN (junho de 2017). MOURA, Marcos Vinícius (Org.). Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2019. Disponível em: http://depen.gov.br/DEPEN/depen/sisdepen/infopen/relatorios-sinteticos/infopen-jun-2017-rev-12072019-0721.pdf. Acesso em: 15 dez. 2019.
NOVO, B. N. A educação prisional no Brasil. Disponível em:< https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-educacao-prisional-no-brasil.htm> Acesso em: 27 ago. 2019.
ONOFRE, E. M. C. Educação escolar entre as grades. São Carlos, 2007.
PARO, M. L. Visita íntima na unidade prisional de regime fechado e provisório de Palmas/TO: Sentidos e significados analisados sob o enfoque fenomenológico. Dissertação Mestrado Direitos Humanos. Palmas, TO, 2016.
PENNA, M. G. de O. A formação do pedagogo e a educação nas prisões: reflexões acerca de uma experiência. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 109-122, jan.-abr., 2016.
PEREIRA, M. L. L; MELO, J. W. R. de; MEDINA, P. Educação e formação: reflexões sobre a educação como direito constitucional para os privados de liberdade no estado do Tocantins. Revista Humanidades e Inovação. V.6, n.18, 2019, p. 145- 154.
PEREIRA, M. L. M. L. Formação específica de professores: análise e proposições sobre a atuação docente nos estabelecimentos prisionais do estado do Tocantins. Dissertação (Mestrado Profissional e Interdisciplinar). Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT). Palmas, 2019a.
TOCANTINS. Lei nº 2.977, de 08 de julho de 2015. Publicada no Diário Oficial nº 4.411. Aprova o Plano Estadual de Educação do Tocantins – PEE/TO (2015-2025), e adota outras providências. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/412370/> Acesso em: 18 set. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).