MENTE LIVRE EM CORPO ENCARCERADO: ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FORMAL NA UNIDADE PRISIONAL FEMININA DE PALMAS-TO
Abstract
A partir de um relato de experiência acadêmico por meio de uma roda de conversa intitulada “Mente livre em corpo encarcerado: o desafio da atuação docente no ensino em prisões”; debateu-se acerca da atuação de professores na educação formal no âmbito do sistema penitenciário tocantinense. O itinerário metodológico tem como pano de fundo dados já produzidos no mesmo ambiente investigativo, a Unidade Prisional Feminina de Palmas por Paro (2016) e Pereira (2019). Neste relato, procurou-se responder à pergunta: Qual é o cenário da formação específica de professores para atuar no sistema prisional? E na pretensão de suscitar o debate sobre a formação de professores no ensino formal neste contexto, ficou evidenciado que ainda não existe consistência entre o que o conjunto do ordenamento jurídico nacional e regional afirmam e a realidade praticada relativamente a formação específica de professores para atuarem no contexto de prisões.
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