SOBRE A (NÃO) LEITURA DE TIRINHAS NA COLEÇÃO DE LD PORTUGUÊS E LINGUAGENS
Resumo
Este artigo problematiza a presença das tirinhas numa coleção de livros didático. A questão problema do estudo foi provocada pelo apagamento da sua discursividade, visto que ao trazer as tirinhas, o livro didático privilegia a leitura como pretexto para a resolução de exercícios sobre o uso de elementos da língua por meio de uma abordagem unicamente gramatical. Assim, organizamos para o artigo dois momentos de reflexão sustentados pela Análise de Discurso de linha francesa: o primeiro se dá sobre as atividades que o livro didático traz e, no segundo, apresentamos um trabalho de leitura que provoca a problematização do discurso na tira. Buscamos, com esse movimento analítico, compreender como esse gênero vem sendo apropriado pelos materiais, ao passo que acenamos à perspectiva de um trabalho de leitura pela mirada discursiva, ou seja, leva-se em conta os aspectos socio-ideológicos como constitutivos do sentido impresso na materialidade textual.
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