VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS GANGUES COMO EXPRESSÃO DA AGRESSIVIDADE JUVENIL

Palavras-chave: Cotidiano escolar. Exclusão. Violência.

Resumo

Este trabalho enfoca a violência na escola a partir de um contexto maior de exclusão e violência, dessa forma o objetivo deste estudo é analisar posturas críticas frente à realidade social e escolar, de exclusão social e violência, que entre seus sintomas, evidencia-se a agressividade juvenil a partir de gangue, possibilitando discussões em todas as instâncias da sociedade, e de modo particular no segmento educacional. Buscou-se realizar um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, quanto ao delineamento, é um estudo de caso, seguida de um estudo bibliográfico, em diversas fontes de pesquisas para referenciar o tema. Que este trabalho sirva na abertura de novos caminhos, que possibilitem melhor visão e desmitificação da agressividade como expressão da violência juvenil no âmbito escolar, proporcionando compromissos menos ingênuos da ação educativa que se processa a partir das escolas.

Biografia do Autor

Daulinda Santos Muniz, UFMA

Mestranda do PPGEEB, UFMA.

Elisa Maria dos Anjos, UFMA

Docente do PPGEEB, UFMA.

Referências

ADORNO, Sérgio. A socialização incompleta: os jovens delinquentes expulsos da escola. In: coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 125 a 134.

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.

ALTHUSSER, Lois. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro, Graal, 1978.

BARRETO, Vicente. Exclusão e Violência: Reflexões Preliminares in Coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 105 a 112.

CARNOY, Martin. Educação economia e Estado: base e superestrutura, relações e mediações. São Paulo: Cortez, 1990, 88 p.

ESTABLET. Roger. A escola. Tempo Brasileiro, nº 35, Rio de Janeiro, 1973, p. 126-137.

FREITAG, Bárbara. Escola: Estado e Sociedade. 4 ed.rev.São Paulo: Moraes. 1980. (Coleção educação Universitária).

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995, p. 231.

GALTUNG, John. In CBIA. 1995. P. 5. Revista Nova Escola. São Paulo, v.8, n. 66, maio, 1993, p.17.

POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 23 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, (Coleção Polêmica do Nosso Tempo: v.5).

Publicado
2020-05-07