VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS GANGUES COMO EXPRESSÃO DA AGRESSIVIDADE JUVENIL
Resumen
Este trabalho enfoca a violência na escola a partir de um contexto maior de exclusão e violência, dessa forma o objetivo deste estudo é analisar posturas críticas frente à realidade social e escolar, de exclusão social e violência, que entre seus sintomas, evidencia-se a agressividade juvenil a partir de gangue, possibilitando discussões em todas as instâncias da sociedade, e de modo particular no segmento educacional. Buscou-se realizar um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, quanto ao delineamento, é um estudo de caso, seguida de um estudo bibliográfico, em diversas fontes de pesquisas para referenciar o tema. Que este trabalho sirva na abertura de novos caminhos, que possibilitem melhor visão e desmitificação da agressividade como expressão da violência juvenil no âmbito escolar, proporcionando compromissos menos ingênuos da ação educativa que se processa a partir das escolas.
Citas
ADORNO, Sérgio. A socialização incompleta: os jovens delinquentes expulsos da escola. In: coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 125 a 134.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.
ALTHUSSER, Lois. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro, Graal, 1978.
BARRETO, Vicente. Exclusão e Violência: Reflexões Preliminares in Coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 105 a 112.
CARNOY, Martin. Educação economia e Estado: base e superestrutura, relações e mediações. São Paulo: Cortez, 1990, 88 p.
ESTABLET. Roger. A escola. Tempo Brasileiro, nº 35, Rio de Janeiro, 1973, p. 126-137.
FREITAG, Bárbara. Escola: Estado e Sociedade. 4 ed.rev.São Paulo: Moraes. 1980. (Coleção educação Universitária).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995, p. 231.
GALTUNG, John. In CBIA. 1995. P. 5. Revista Nova Escola. São Paulo, v.8, n. 66, maio, 1993, p.17.
POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 23 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, (Coleção Polêmica do Nosso Tempo: v.5).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).