VIOLÊNCIA NA ESCOLA: AS GANGUES COMO EXPRESSÃO DA AGRESSIVIDADE JUVENIL
Abstract
Este trabalho enfoca a violência na escola a partir de um contexto maior de exclusão e violência, dessa forma o objetivo deste estudo é analisar posturas críticas frente à realidade social e escolar, de exclusão social e violência, que entre seus sintomas, evidencia-se a agressividade juvenil a partir de gangue, possibilitando discussões em todas as instâncias da sociedade, e de modo particular no segmento educacional. Buscou-se realizar um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, quanto ao delineamento, é um estudo de caso, seguida de um estudo bibliográfico, em diversas fontes de pesquisas para referenciar o tema. Que este trabalho sirva na abertura de novos caminhos, que possibilitem melhor visão e desmitificação da agressividade como expressão da violência juvenil no âmbito escolar, proporcionando compromissos menos ingênuos da ação educativa que se processa a partir das escolas.
References
ADORNO, Sérgio. A socialização incompleta: os jovens delinquentes expulsos da escola. In: coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 125 a 134.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Rio de janeiro: Relume Dumará, 1994.
ALTHUSSER, Lois. Aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro, Graal, 1978.
BARRETO, Vicente. Exclusão e Violência: Reflexões Preliminares in Coletânea CBE. Campinas – São Paulo. Papirus ed. 1992, p. 105 a 112.
CARNOY, Martin. Educação economia e Estado: base e superestrutura, relações e mediações. São Paulo: Cortez, 1990, 88 p.
ESTABLET. Roger. A escola. Tempo Brasileiro, nº 35, Rio de Janeiro, 1973, p. 126-137.
FREITAG, Bárbara. Escola: Estado e Sociedade. 4 ed.rev.São Paulo: Moraes. 1980. (Coleção educação Universitária).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do Capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1995, p. 231.
GALTUNG, John. In CBIA. 1995. P. 5. Revista Nova Escola. São Paulo, v.8, n. 66, maio, 1993, p.17.
POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: Teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 23 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, (Coleção Polêmica do Nosso Tempo: v.5).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).