A AFETIVIDADE E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente artigo visa refletir acerca da afetividade, tal como proposta por Henri Wallon (1934), especificamente no contexto escolar, no ensino de língua portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O trabalho justifica-se pela necessidade de se entender como o afeto influencia os alunos, o conhecimento e os professores, uma vez que aquilo que se ensina/aprende tem apelo emocional e humano, logo, social e orgânico. Entende-se que o ensino sempre será mediado pela afetividade: alunos e professores expressarão maior ou menor interesse sobre o estudo de acordo com o nível de compreensão e identificação com o objeto. Conclui-se que é preciso aproximar os conteúdos considerados mais difíceis – e, por isso, menos atrativos – associando-os a outros que sejam considerados mais interessantes para os alunos. É preciso também dar ao ensino uma abordagem que respeite as características da fase de desenvolvimento psicológico em que os alunos se encontram.
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