HISTÓRIAS DE VIDAS DOS POVOS DO CAMPO CONTADAS POR VOZES DA R-EXISTÊNCIA: OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES NA LEDOC-CAMETÁ-UFPA

  • Hellen do Socorro de Araújo Silva UFPA
  • Joana Laura Cota Corrêa UFPA
Palavras-chave: Educação do Campo. Formação de educadores do campo. Memória.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as histórias de vida dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo como vozes da r-existência que visa provocar as instituições formadoras para a construção de práticas curriculares que reconheça suas histórias e contribua para a firmação de suas identidades. A metodologia fundamenta-se nos estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo. O lócus de investigação foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Campus do Tocantins-Cametá que funciona na comunidade de Vila do Carmo-PA. Os resultados revelam que as práticas curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo têm possibilitado aos sujeitos em processo de formação a afirmação de suas identidades por meio de sua r-existência ao procurarem posicionar-se contra o preconceito e a opressão enfrentada ao longo da trajetória de vida, por construírem sua existência no campo, nas águas e nas florestas.

Biografia do Autor

Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Tem experiência como professora e coordenadora da Educação Básica, com ênfase no Ensino Fundamental e na modalidade de Educação de Jovens. No campo do Ensino Superior atua como professora da graduação na Faculdade de Educação do Campo e como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins em Cametá. É pesquisadora da Rede Universitas-Br e desenvolve pesquisa sobre Formação de educadores do campo, Práticas Educativas e Educação Superior do Campo.

Joana Laura Cota Corrêa, UFPA

Discente do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA, Câmpus do Tocantins em Cametá. Bolsista de Iniciação Científica-PIBIC.

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Publicado
2019-12-20