HISTÓRIAS DE VIDAS DOS POVOS DO CAMPO CONTADAS POR VOZES DA R-EXISTÊNCIA: OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS CURRICULARES NA AFIRMAÇÃO DAS IDENTIDADES NA LEDOC-CAMETÁ-UFPA

  • Hellen do Socorro de Araújo Silva UFPA
  • Joana Laura Cota Corrêa UFPA

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as histórias de vida dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo como vozes da r-existência que visa provocar as instituições formadoras para a construção de práticas curriculares que reconheça suas histórias e contribua para a firmação de suas identidades. A metodologia fundamenta-se nos estudos bibliográficos, documental e pesquisa de campo. O lócus de investigação foi a turma de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, Campus do Tocantins-Cametá que funciona na comunidade de Vila do Carmo-PA. Os resultados revelam que as práticas curriculares do curso de Licenciatura em Educação do Campo têm possibilitado aos sujeitos em processo de formação a afirmação de suas identidades por meio de sua r-existência ao procurarem posicionar-se contra o preconceito e a opressão enfrentada ao longo da trajetória de vida, por construírem sua existência no campo, nas águas e nas florestas.

Biografía del autor/a

Hellen do Socorro de Araújo Silva, UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Tem experiência como professora e coordenadora da Educação Básica, com ênfase no Ensino Fundamental e na modalidade de Educação de Jovens. No campo do Ensino Superior atua como professora da graduação na Faculdade de Educação do Campo e como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins em Cametá. É pesquisadora da Rede Universitas-Br e desenvolve pesquisa sobre Formação de educadores do campo, Práticas Educativas e Educação Superior do Campo.

Joana Laura Cota Corrêa, UFPA

Discente do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da UFPA, Câmpus do Tocantins em Cametá. Bolsista de Iniciação Científica-PIBIC.

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Publicado
2019-12-20