CURRÍCULO E DIVERSIDADE: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO NA COMPLEXIDADE

  • Conceição Aparecida Siqueira da Cunha Universidade Federal do Tocantins
  • Rosiene Pereira da Costa Barros Universidade Federal do Tocantins
  • Maria José de Pinho Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Pobreza. Desigualdade social. Desempenho escolar. BNCC.

Resumo

Este artigo tem a pretensão de investigar a pobreza, a desigualdade social e o currículo escolar como fatores que (im) possibilitam o desenvolvimento discente da Educação Básica em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Conceição Brito, na cidade de Fátima - Tocantins, com as turmas dos 6ºs anos do Ensino Fundamental, a fim de averiguar o desempenho dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), partindo da prerrogativa de que a pobreza impede o aprendizado escolar. A pesquisa traz uma abordagem qualiquantitativa e tem como base teórica o Pensamento Complexo de Edgar Morin. Além de uma revisão na literatura pertinente da área fundamentada em teóricos como, Miguel Arroyo (2013), Panzini e Rego (2013), Sacristán (2013) dentre outros. O resultado da pesquisa desvelou que a pobreza ou extrema pobreza é uma condição que desfavorece a aprendizagem e eleva a repetência.

Biografia do Autor

Conceição Aparecida Siqueira da Cunha, Universidade Federal do Tocantins

Cursando a disciplina: Currículo e Diversidade como aluna especial. Possui Graduação - Licenciatura em História, pela Universidade Federal do Tocantins e Licenciatura em Pedagogia, Faculdade Integrada de Araguatins. Pós Graduada - Comunicação Sociedade e Meio Ambiente - Universidade Federal do Tocantins e em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar - Faculdade Suldamérica. Servidora da Rede Municipal de Educação de Porto Nacional TO. Coordenadora de Captação de Recursos da APAE de Porto Nacional. 

Rosiene Pereira da Costa Barros, Universidade Federal do Tocantins

Pós-graduanda em nível de doutorado em Letras – Ensino de língua e literatura pela Universidade Federal do Tocantins, Mestra em Letras UFT/2016 e Especialista em Língua Portuguesa e Literatura – Faculdade Suldamérica e em Pedagogia Escolar: Administração, Orientação e Supervisão Escolar – Faculdade Internacional de Curitiba. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas e Normal Superior pela Universidade do Tocantins – UNITINS. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Tocantins.

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Professora e orientadora do Mestrado e Doutorado da Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins. Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2.

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Publicado
2019-12-20