CURRÍCULO E DIVERSIDADE: DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO NA COMPLEXIDADE
Abstract
Este artigo tem a pretensão de investigar a pobreza, a desigualdade social e o currículo escolar como fatores que (im) possibilitam o desenvolvimento discente da Educação Básica em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo no Colégio Estadual Conceição Brito, na cidade de Fátima - Tocantins, com as turmas dos 6ºs anos do Ensino Fundamental, a fim de averiguar o desempenho dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), partindo da prerrogativa de que a pobreza impede o aprendizado escolar. A pesquisa traz uma abordagem qualiquantitativa e tem como base teórica o Pensamento Complexo de Edgar Morin. Além de uma revisão na literatura pertinente da área fundamentada em teóricos como, Miguel Arroyo (2013), Panzini e Rego (2013), Sacristán (2013) dentre outros. O resultado da pesquisa desvelou que a pobreza ou extrema pobreza é uma condição que desfavorece a aprendizagem e eleva a repetência.
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