O DISPOSITIVO DA ESPORTIVIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONDIÇÕES DE EMERGÊNCIA E FUNÇÃO ESTRATÉGICA
Resumo
O dispositivo da esportivização da Educação Física Escolar surgiu da intenção de investigar a regulação curricular da Educação Física e seus efeitos no trabalho de docentes iniciantes. O objetivo do estudo é apresentar as duas das principais características do conceito foucaultiano de dispositivo: as suas condições de emergência histórica e a sua função estratégica, na especificidade do dispositivo da esportivização da Educação Física Escolar. Os procedimentos metodológicos deste trabalho têm natureza bibliográfica. As condições de emergência histórica do dispositivo da esportivização propiciaram entender como emerge um conjunto de práticas e discursos que atravessam as práticas curriculares da Educação Física, a partir de 1950, e que permanecem ativas. A função estratégica subsidia o entendimento de como é possível a sustentação do dispositivo da esportivização na atualidade, ao indicar mudanças de direção, descarte, incremento e reativação de discursos no intuito de fortalecer a ação e operacionalização do dispositivo.
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