O DISPOSITIVO DA ESPORTIVIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONDIÇÕES DE EMERGÊNCIA E FUNÇÃO ESTRATÉGICA
Abstract
O dispositivo da esportivização da Educação Física Escolar surgiu da intenção de investigar a regulação curricular da Educação Física e seus efeitos no trabalho de docentes iniciantes. O objetivo do estudo é apresentar as duas das principais características do conceito foucaultiano de dispositivo: as suas condições de emergência histórica e a sua função estratégica, na especificidade do dispositivo da esportivização da Educação Física Escolar. Os procedimentos metodológicos deste trabalho têm natureza bibliográfica. As condições de emergência histórica do dispositivo da esportivização propiciaram entender como emerge um conjunto de práticas e discursos que atravessam as práticas curriculares da Educação Física, a partir de 1950, e que permanecem ativas. A função estratégica subsidia o entendimento de como é possível a sustentação do dispositivo da esportivização na atualidade, ao indicar mudanças de direção, descarte, incremento e reativação de discursos no intuito de fortalecer a ação e operacionalização do dispositivo.
References
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? Conferência realizada em 26 de setembro no Brasil. Rio de Janeiro, 2005.
BARBANTI, V. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde. p.54-58, 2006.
BARBOSA, C.L. de. A. Educação Física e Didática: um diálogo possível e necessário. Petrópolis: Vozes, 2010.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.
BRACHT, V. Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.22, n.1, p.53-63, 2000.
BRACHT, V. Educação Física e aprendizagem social. 2. ed. Porto Alegre: Magister, 1997.
BRACHT, V.; ALMEIDA, F.Q. de. A política de esporte escolar no Brasil: a pseudovalorização da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 87-101, maio 2003.
DAMATTA, R. Antropologia do óbvio: notas em torno do significado social do futebol brasileiro. Revista USP. p.10-17, 1994.
DARIDO, S.C.; NETO, L.S. O contexto da educação física na escola. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C.A. (Coord.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. p.1-24.
DUNNING, E. A dinâmica do desporto moderno: notas sobre a luta pelos resultados e o significado social do desporto. In: ELIAS, N. e DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: DIFEL, 1992. p.299-326.
ELIAS, N. A génese do desporto: um problema sociológico. In: ELIAS, N. e DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: DIFEL, 1992. p.187-219.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.
GARCIA, M.M.A. Pedagogias críticas e subjetivação: uma perspectiva foucaultiana. Petrópolis: Vozes, 2002.
GONZÁLEZ, F.J. Verbete: esportivização. In: GONZÁLEZ, F.J.; FENSTERSEIFER, P.E. Dicionário crítico da Educação Física. 2. ed. revisada. Ijuí: Editora Unijuí, 2008. p.170-174.
HYPOLITO, A.M. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. Campinas: Papirus, 1997.
MARCELLO, F.A. Sobre os modos de produzir sujeitos e práticas na cultura: o conceito de dispositivo em questão. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, p.226-241, 2009.
MEC – Ministério da Educação. Programa Atleta na escola. Disponível em <http://atletanaescola.mec.gov.br/programa.html>. Acesso em 2 nov de 2014.
NEIRA, M.G; NUNES, M.L. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
RIGO, L.C. A Educação Física fora de forma. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.15, n.2, p.82-83, 1995.
SILVA, M.M. e. Novos modos de olhar outras maneiras de se comportar: a emergência do dispositivo esportivo da cidade de Curitiba (1899-1918). 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
SOARES, C.L. Pedagogias do corpo: higiene, ginástica e esporte. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. P.75-86.
TUBINO, M.J.G. O que é esporte? São Paulo: Brasiliense, 1999.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).