EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO COMO DIREITO CONSTITUCIONAL PARA OS PRIVADOS DE LIBERDADE NO ESTADO DO TOCANTINS

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Prisional. EJA Prisional. Valorização do Professor. Direito Constitucional à Educação.

Resumo

Trata-se de reflexão teórico-empírica acerca do acesso à educação formal enquanto direito constitucional aos privados de liberdade em escolas em prisões do estado do Tocantins. Os dados têm sua matriz num corpus empírico extraídos de questionários plenamente estruturados respondidos por professores das escolas em prisões, tendo início em 31 de janeiro de 2019 e ainda em andamento envolvendo 15 professores de cinco escolas em prisões localizadas nos municípios de Palmas, Miracema do Tocantins, Babaçulândia e Talismã. Verificou-se que a educação formal ofertada aos privados de liberdade nestas unidades prisionais não tem primazia uma vez que o direito de acesso à educação tem sido desdenhado, pois se subordina às condições de segurança em detrimento à orientação aos direitos do preso.

Biografia do Autor

Maria Leda Melo Lustosa Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

Melo, José Wilson Rodrigues de, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutor em Sciences de l'Éducation pela Université de Montréal - UdM, Canadá (2013). Doutorado em Didacta e Organización Escolar pela Universidade de Santiago de Compostela - USC, Espanha (2008); Estudios de Tecero Ciclo pela Universidade de Santiago de Compostela - USC (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1994). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1985). Professor Efetivo da Fundação Universidade Federal do Tocantins - UFT desde 2003. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional (Interdisciplinar) em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. Membro do Corpo Docente do Mestrado Profissional em Educação. Membro do Colegiado de Pedagogia (UFT - Palmas). Tem experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: política educacional, ensino superior, formação de professores, currículo, direitos humanos. Uma categoria transversal aos temas de pesquisa é a diversidade cultural.

Patrícia Medina, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: Cultura e Processos Educacionais pela Universidade Federal do Goiás- Brasil. Mestre em Administração de Sistemas Educacionais Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pedagoga (FAPA) e bacharel em Direito (UFT). Professora Ajunta da Universidade Federal do Tocantins nos cursos de Pedagogia e Mestrado Profissional Interdisciplinar Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos em convênio com Escola da Magistratura do Tocantins. Coordenadora do Programa de Educação Não Escolar da UFT. Coordenadora do Curso de Pedagogia da UFT. Editora Assistente Revista Esmat. Editora Científica Revista Adsumus da Defensoria Pública do Tocantins.

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Publicado
2019-12-20