DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DAS DCNERER NAS ESCOLAS PÚBLICAS

  • Michelly dos Santos Gonçalves UFGD
  • Eugenia Portela de Siqueira Marques Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação para as Relações Étnico-Raciais. Movimento Negro. Currículo.

Resumo

O currículo escolar no Brasil historicamente legitimou os saberes eurocêntricos e silenciou os saberes africanos e afro-brasileiros. Com a Lei nº 10.693/2003, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), houve um deslocamento epistêmico para o currículo e a prática pedagógica. O objetivo deste artigo é apresentar resultados da pesquisa realizada em uma escola estadual de Dourados – MS que desenvolve projetos interculturais voltados para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Por meio de entrevista e questionário, os resultados apontaram que existe um movimento afirmativo na escola que possibilita práticas pedagógicas interculturais de valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Biografia do Autor

Michelly dos Santos Gonçalves, UFGD

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE/UFGD. 

Eugenia Portela de Siqueira Marques, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Referências

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Publicado
2020-02-14