DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DAS DCNERER NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Abstract
O currículo escolar no Brasil historicamente legitimou os saberes eurocêntricos e silenciou os saberes africanos e afro-brasileiros. Com a Lei nº 10.693/2003, que tornou obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), houve um deslocamento epistêmico para o currículo e a prática pedagógica. O objetivo deste artigo é apresentar resultados da pesquisa realizada em uma escola estadual de Dourados – MS que desenvolve projetos interculturais voltados para a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. Por meio de entrevista e questionário, os resultados apontaram que existe um movimento afirmativo na escola que possibilita práticas pedagógicas interculturais de valorização da História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
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