O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

  • SILVA, Denyse Mota da Unitins
  • MUNIZ, Simara de Sousa Universidade Estadual do Tocantins-Unitins
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Licenciaturas. Formação Docente. Identidade Profissional.

Resumo

O estágio supervisionado é uma prática importante para a aquisição de competências indispensáveis na formação docente, onde as teorias são aliadas à prática. O objetivo é discutir sobre a importância do estágio supervisionado e os desafios que se apresentam cada vez mais complexos no contexto educacional. A metodologia baseia-se pesquisa bibliográfica e documental (relatórios de estágio e portfólio), alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras da Unitins Câmpus Araguatins. Com o intuito de alcançarmos estes objetivos, revisamos algumas das obras de autores como Pimenta e Lima (2010); Buriolla (2009); Santos (2004); Marran (2014); Felício e Oliveira (2008), dentre outros. É possível afirmar que o estágio é uma etapa essencial e fundamental da graduação, importante ferramenta que estabelece relações entre teoria e prática, permitindo ao estudante a possibilidade de construir sua identidade enquanto profissional.

Biografia do Autor

SILVA, Denyse Mota da , Unitins

Doutora e Mestre em Língua e Literatura no PPGL-Programa de Pós-Graduação em Letras na UFT - Universidade Federal do Tocantins. Graduada em Letras e Especialista em Língua Portuguesa pela Unievangélica. Especialista em Metodologia do Ensino Superior Pelo Centro Universitário UNIRG. Tem bastante experiência na área de Ensino e Gestão Escolar, exercendo função de Direção e Coordenação. Trabalha em sala de aula nos seguintes temas: Leitura, Produção textual, Interpretação e Metodologia Científica; e nas disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Inglesa, Estágio Supervisionado (LP,LI e LE), Letramentos. Apresenta domínio e fluência da Língua Inglesa e Espanhola. Tem atuado no ensino superior desde 2002 com atividades na docência, coordenação de curso e extensão. Atualmente atua na Faculdade de Ciências do Tocantins, nas atividades de coordenação de pós-graduação e extensão e procuradora institucional.

MUNIZ, Simara de Sousa, Universidade Estadual do Tocantins-Unitins

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína-TO. Mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura – UFT (2017). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2014). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins-Unitins, câmpus de Araguatins.

 

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Publicado
2019-11-11