O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: DESAFIOS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Résumé
O estágio supervisionado é uma prática importante para a aquisição de competências indispensáveis na formação docente, onde as teorias são aliadas à prática. O objetivo é discutir sobre a importância do estágio supervisionado e os desafios que se apresentam cada vez mais complexos no contexto educacional. A metodologia baseia-se pesquisa bibliográfica e documental (relatórios de estágio e portfólio), alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras da Unitins Câmpus Araguatins. Com o intuito de alcançarmos estes objetivos, revisamos algumas das obras de autores como Pimenta e Lima (2010); Buriolla (2009); Santos (2004); Marran (2014); Felício e Oliveira (2008), dentre outros. É possível afirmar que o estágio é uma etapa essencial e fundamental da graduação, importante ferramenta que estabelece relações entre teoria e prática, permitindo ao estudante a possibilidade de construir sua identidade enquanto profissional.
Références
ALMEIDA, M. I. de. Formação Contínua de Professores. In: Formação Contínua de Professores. MEC/Boletim 13/Agosto 2005. Disponível: www.tvbrasil.org.br/.../150934FormacaoCProf.pdf. Acesso: 12-jul-2019.
BOUSSO, R. S. et. al. Estágio curricular em enfermagem: transição de identidades. Rev. Esc. Enf. USP, v. 34, n. 2, p.218-25, jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v34n2/v34n2a13.pdf. Acesso: 20/06/2019.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Lei 11788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 16 de Set. 2008.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
BRASIL, Ministério da Educação e da Cultura. Resolução CNE/CP N. 1, de 15 de maio de 2006. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
BURIOLLA M. A. F. O estágio supervisionado. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
FAZENDA, I. C. A. et al. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, SP: Papirus, 1991.
FELÍCIO H. M. S.; OLIVEIRA R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Editora UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15.pdf. Acesso em: 18/06/2019.
FREITAS, Luiz. Agenda dos reformadores da educação pode destruir a educação pública no Brasil [Entrevista de Michele Costa]. Revista Adusp, Outubro de 2012, pp.6-15.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.
KLEIMAN, Â. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível: http://online.unisc.br. Acesso 12-jun-2019.
______. Processos identitários na formação profissional. O professor como agente de letramento. In: CORRÊA, M. L. G.; BOCH, F. (Org.). Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006, p.75-91.
LEMKE, Cibele Krause e IENKE, Ana Camila Gaspar. O processo de formação docente a partir da análise de relatórios de estágio supervisionado em língua espanhola. Revista Escrita. Vol. 5, 2014, pg. 251-265.
MARRAN, Ana Lúcia. Estágio curricular supervisionado: algumas reflexões. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. MS. 2014. anamarran@yahoo.com.br. Acesso em 10/07/2019.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. Em: PENA_VEGA, Alfredo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. O pensar complexo Edgar Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999. 13p.
NÓVOA, Antonio. [Palestra]. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. SINPRO – SP: Sindicato dos Professores de São Paulo. São Paulo: janeiro, 2007.
PIMENTA, Selma G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G. & LIMA, M.S.L. Estagio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Helena Maria dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares. Dissertação [Mestrado em Educação]. Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
SILVA, W. R. Estudos do Letramento do professor e formação inicial nos estágios supervisionados das licenciaturas. In.: SILVA, W. R. Letramento do professor em formação inicial: interdisciplinaridade no estágio supervisionado da licenciatura. São Paulo: Ed. Pontes Editores, 2012, p. 27-49.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2005.
WERNECK M. A. F. et al. Nem tudo é estágio: contribuições para o debate. Ciência & Saúde Coletiva, 15(1): 221-231 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n1/a27v15n1.pdf. Acesso em: 15/07/2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).