FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE ALFABETIZAR A GERAÇÃO CENTENNIALS
Resumo
Este artigo coloca em discussão a formação de educadores para atuarem na educação infantil, sobretudo, discute os desafios de alfabetizar crianças nascidas a partir da segunda década deste século, a chamada “geração Centennials”, isto é, a geração que nasceu com um smartphone nas mãos. As questões aqui abordadas são partes dos resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins que teve como objetivo analisar os métodos de alfabetização ainda utilizados na atualidade e comparar com aquilo que as crianças lidam diariamente, através das mídias e dispositivos móveis, e dos conhecimentos que vão construindo a partir dessas interações. Teóricos como Fantin (2018), Santaella (2013), Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores, que têm discutido a questão da alfabetização na era das mídias digitais, trouxeram fundamentação às questões. A pesquisa de campo demonstrou que a formação dos professores não consegue abranger toda a dinâmica de informações trazidas pelas mídias e os professores não conseguem integrar os conteúdos previstos em seus programas de ensino aos conhecimentos que as crianças trazem de suas experiências com as mídias digitais. Diante disso, propôs-se a criação de um produto que trouxesse outras possibilidades de alfabetização, a partir da utilização de palavras, símbolos e ícones que circulam nas mídias e que se encontram em livre acesso de qualquer criança desta geração.
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