FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE ALFABETIZAR A GERAÇÃO CENTENNIALS
Abstract
Este artigo coloca em discussão a formação de educadores para atuarem na educação infantil, sobretudo, discute os desafios de alfabetizar crianças nascidas a partir da segunda década deste século, a chamada “geração Centennials”, isto é, a geração que nasceu com um smartphone nas mãos. As questões aqui abordadas são partes dos resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins que teve como objetivo analisar os métodos de alfabetização ainda utilizados na atualidade e comparar com aquilo que as crianças lidam diariamente, através das mídias e dispositivos móveis, e dos conhecimentos que vão construindo a partir dessas interações. Teóricos como Fantin (2018), Santaella (2013), Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores, que têm discutido a questão da alfabetização na era das mídias digitais, trouxeram fundamentação às questões. A pesquisa de campo demonstrou que a formação dos professores não consegue abranger toda a dinâmica de informações trazidas pelas mídias e os professores não conseguem integrar os conteúdos previstos em seus programas de ensino aos conhecimentos que as crianças trazem de suas experiências com as mídias digitais. Diante disso, propôs-se a criação de um produto que trouxesse outras possibilidades de alfabetização, a partir da utilização de palavras, símbolos e ícones que circulam nas mídias e que se encontram em livre acesso de qualquer criança desta geração.
References
BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortex, 1995.
COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-ROM. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.
COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ECONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-Rom. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.
DORNELLES, João Batista; PERTILE, Solange de L. Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1626/Dornelles_Joao_Batista.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 out. 2017.
FANTIN, Monica. Alfabetização midiática na escola. 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.
GENTILE, Paola. Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita. Nova Escola, 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/251/ana-teberosky-debater-e-opinar-estimulam-a-leitura-e-a-escrita Acesso em: 20 maio 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
MELLO, Maria Cristina de; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (org). Letramento: significados e tendências. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
MORAN, J. M. Aprendizagem significativa. Entrevista concedida ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, publicada em 01/08/2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf. Acesso: Julho de 2018.
MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura no mundo virtual: alguns problemas. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.) A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 nº.81 Campinas Dec. 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rsio de Janeiro: Vozes, 2012.
TEBEROSKY, A; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
TOTTA, Sara. Centennials: como lidar com a nova geração. 2017. Disponível em: <https://executiva.pt/centennials-lidar-nova-geracao>. Acesso em: 17 ago. 2018.
VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador da educação. In: VALENTE, J. A. (rg). Computadores e conhecimentos repensando a educação. Campinas (SP): UNICAMP-NIED, 1996.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).