FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE ALFABETIZAR A GERAÇÃO CENTENNIALS

  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-4412-3523
  • Elizângela Silva de Souza Moura Faculdade Católica Dom Orione
  • Liliane Rodrigues de Almeida Menezes Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Formação de Educadores. Alfabetização. Geração Centennials.

Resumo

Este artigo coloca em discussão a formação de educadores para atuarem na educação infantil, sobretudo, discute os desafios de alfabetizar crianças nascidas a partir da segunda década deste século, a chamada “geração Centennials”, isto é, a geração que nasceu com um smartphone nas mãos. As questões aqui abordadas são partes dos resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins que teve como objetivo analisar os métodos de alfabetização ainda utilizados na atualidade e comparar com aquilo que as crianças lidam diariamente, através das mídias e dispositivos móveis, e dos conhecimentos que vão construindo a partir dessas interações. Teóricos como Fantin (2018), Santaella (2013), Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores, que têm discutido a questão da alfabetização na era das mídias digitais, trouxeram fundamentação às questões. A pesquisa de campo demonstrou que a formação dos professores não consegue abranger toda a dinâmica de informações trazidas pelas mídias e os professores não conseguem integrar os conteúdos previstos em seus programas de ensino aos conhecimentos que as crianças trazem de suas experiências com as mídias digitais. Diante disso, propôs-se a criação de um produto que trouxesse outras possibilidades de alfabetização, a partir da utilização de palavras, símbolos e ícones que circulam nas mídias e que se encontram em livre acesso de qualquer criança desta geração.

Biografia do Autor

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (1995), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras-SP (2007), Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação, inclusão, aprendizagem e mídias.

Elizângela Silva de Souza Moura, Faculdade Católica Dom Orione

Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Docente da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO.

Liliane Rodrigues de Almeida Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Servidora da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO e Professora Temporária da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

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Publicado
2019-11-11