FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS DE ALFABETIZAR A GERAÇÃO CENTENNIALS

  • Francisca Rodrigues Lopes Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0003-4412-3523
  • Elizângela Silva de Souza Moura Faculdade Católica Dom Orione
  • Liliane Rodrigues de Almeida Menezes Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Este artigo coloca em discussão a formação de educadores para atuarem na educação infantil, sobretudo, discute os desafios de alfabetizar crianças nascidas a partir da segunda década deste século, a chamada “geração Centennials”, isto é, a geração que nasceu com um smartphone nas mãos. As questões aqui abordadas são partes dos resultados de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Tocantins que teve como objetivo analisar os métodos de alfabetização ainda utilizados na atualidade e comparar com aquilo que as crianças lidam diariamente, através das mídias e dispositivos móveis, e dos conhecimentos que vão construindo a partir dessas interações. Teóricos como Fantin (2018), Santaella (2013), Soares (2009), Moran (2006), Valente (2000), dentre outros autores, que têm discutido a questão da alfabetização na era das mídias digitais, trouxeram fundamentação às questões. A pesquisa de campo demonstrou que a formação dos professores não consegue abranger toda a dinâmica de informações trazidas pelas mídias e os professores não conseguem integrar os conteúdos previstos em seus programas de ensino aos conhecimentos que as crianças trazem de suas experiências com as mídias digitais. Diante disso, propôs-se a criação de um produto que trouxesse outras possibilidades de alfabetização, a partir da utilização de palavras, símbolos e ícones que circulam nas mídias e que se encontram em livre acesso de qualquer criança desta geração.

Biografía del autor/a

Francisca Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Tocantins

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (1995), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araras-SP (2007), Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação, inclusão, aprendizagem e mídias.

Elizângela Silva de Souza Moura, Faculdade Católica Dom Orione

Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Docente da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO.

Liliane Rodrigues de Almeida Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Mestrado em Educação Profissional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Servidora da Faculdade Católica Dom Orione - FACDO e Professora Temporária da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Citas

BROUGERE, Giles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortex, 1995.

COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-ROM. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Valdirene Cássia da. Convergência cultural-midiática: as tecnologias e a fluidez da juventude na cibercultura. In: ENECULT – ECONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 4., 2008. Salvador, BA. Anais/CD-Rom. Salvador: Cult, 2008, v. 1, p. 1-14.

DORNELLES, João Batista; PERTILE, Solange de L. Laboratório de informática e sua esporádica utilização na escola Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos. 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/1626/Dornelles_Joao_Batista.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 8 out. 2017.

FANTIN, Monica. Alfabetização midiática na escola. 2007. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.

GENTILE, Paola. Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita. Nova Escola, 7 mar. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/251/ana-teberosky-debater-e-opinar-estimulam-a-leitura-e-a-escrita Acesso em: 20 maio 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

MELLO, Maria Cristina de; RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral (org). Letramento: significados e tendências. Rio de Janeiro: Wak, 2004.

MORAN, J. M. Aprendizagem significativa. Entrevista concedida ao Portal Escola Conectada da Fundação Ayrton Senna, publicada em 01/08/2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_inovadora/significativa.pdf. Acesso: Julho de 2018.

MORAN, J. M.; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. São Paulo: Papirus, 2006.

SANTAELLA, Lúcia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura no mundo virtual: alguns problemas. In: SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Org.) A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. vol.23 nº.81 Campinas Dec. 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rsio de Janeiro: Vozes, 2012.

TEBEROSKY, A; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TOTTA, Sara. Centennials: como lidar com a nova geração. 2017. Disponível em: <https://executiva.pt/centennials-lidar-nova-geracao>. Acesso em: 17 ago. 2018.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador da educação. In: VALENTE, J. A. (rg). Computadores e conhecimentos repensando a educação. Campinas (SP): UNICAMP-NIED, 1996.

Publicado
2019-11-11