TRAJETÓRIA HISTÓRICA SOBRE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA

Palavras-chave: Inclusão escolar. Humanização. Educação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise fundamentada na problemática das crianças com dificuldades de aprendizagem e com deficiências, especificamente com deficiências intelectuais. Desse modo, visa explanar acerca das contribuições da psicologia como instrumento para intervenções possíveis diante de demandas como esta, mas levando em consideração suas alterações conforme o contexto e os sujeitos envolvidos no processo.  Ao longo de décadas a deficiência começou a ser vista como uma questão de ordem médica, deixando de ser uma problemática do campo da teologia, ganhando força na concepção científica. A Psicologia atuando juntamente com a perspectiva da inclusão deve-se direcionar para um posicionamento humano-ético-político, partindo de uma prática crítica e reflexiva, atuando conjunta tanto com os alunos como com seus professores, em níveis tanto macrossociais como microssociais perpassando o individual.

Biografia do Autor

Sueli Marques Ferraz dos Santos, Faculdade Católica Dom Orione

Discente de Psicologia, Faculdade Catolica Dom Orione.

Eli Duarte, Universidade Federal do Tocantins

Professor de Historia, Mestrando na Universidade Federal do Tocantins.

Maria Eduarda Pereira dos Santos, Faculdade Católica Dom Orione

Discente de Psicologia, Faculdade Catolica Dom Orione.

Aline Soares de Oliveira, Faculdade Católica Dom Orione

Discente de Psicologia, Faculdade Catolica Dom Orione.

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Publicado
2020-04-24