PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO

Palavras-chave: Epistemologia. Educação Infantil. Formação de Professores. Revisão de Literatura.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de pesquisa de levantamento de produções acadêmicas realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que realizou o levantamento das dissertações e teses produzidas no período de 2006 a 2016 sobre os temas: epistemologia, formação de professores e práticas educativas na Educação Infantil. O mapeamento tornou possível visualizar em que período e em que contexto as pesquisas sobre a temática foram realizadas, quais foram as escolhas teórico-metodológicas utilizadas e quais os resultados que tais estudos trouxeram em termos de contribuição acerca da temática a ser pesquisada. Nesse sentido, a pesquisa contribuiu para reafirmar a importância de investigar as questões epistemológicas implicadas na educação infantil. Para além disso, o artigo pode auxiliar novos pesquisadores na produção de seus projetos e objetos de investigação.

Biografia do Autor

Janaína Raquel Cogo, URI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas Educativas, bolsista CAPES/ PROSUC. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2012), bolsista PROUNI. Integrante do grupo de pesquisa: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. É professora de Educação Infantil na rede municipal de Santa Rosa/RS, desde 2013. Atuou como coordenadora pedagógica em escolas municipais de Educação Infantil e também como professora de matérias pedagógicas em Curso Normal de Nível Médio. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Epistemologia, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais.

 

Martin Kuhn, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1997), graduação em Sociologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2011), Especialista em Administração da Educação Pública (UFMT/1999) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003). Doutor em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2016) e Universidad Autónoma de Madrid - UAM (Bolsista CAPES - PDSE). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2017). Professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI/Câmpus de Frederico Westphalen, RS, Brasil. Professor da Secretaria Estadual de Educação RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade, saberes docentes, pesquisa, ensino e aprendizagem.

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Publicado
2019-11-11