PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO
Abstract
Esse artigo apresenta os resultados de pesquisa de levantamento de produções acadêmicas realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) que realizou o levantamento das dissertações e teses produzidas no período de 2006 a 2016 sobre os temas: epistemologia, formação de professores e práticas educativas na Educação Infantil. O mapeamento tornou possível visualizar em que período e em que contexto as pesquisas sobre a temática foram realizadas, quais foram as escolhas teórico-metodológicas utilizadas e quais os resultados que tais estudos trouxeram em termos de contribuição acerca da temática a ser pesquisada. Nesse sentido, a pesquisa contribuiu para reafirmar a importância de investigar as questões epistemológicas implicadas na educação infantil. Para além disso, o artigo pode auxiliar novos pesquisadores na produção de seus projetos e objetos de investigação.
References
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por Amor e Por Força: Rotinas na Educação Infantil. Campinas: Tese de doutorado, Faculdade de Educação/ Unicamp, 2000.
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/busca. Acesso em 26.12.2014.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
BREJO, Janayna Alves. Estudo comparativo das políticas nacionais de formação de professores da educação infantil no Brasil e na Argentina (1990-2010). 2012. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, 2015.
CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira. A Educação Infantil no olho do furacão: o movimento político e as contribuições da Sociologia da Infância. 2010. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Campinas, 2010.
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. A invenção do pedagogo generalista: problematizando discursos implicados no governamento de professores em formação. 2011. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2011.
CUSTÓDIO, Keila Beatriz Fernandes. Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do professor de berçário: contribuições de uma leitura piagetiana. 2014. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Unesp, Presidente Prudente, 2014.
DA SILVA, Valmir. Processos construtivos da identidade profissional do pedagogo: formação inicial, prática profissional e políticas públicas. 2013. 163 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, 2013.
DIAS DE LIMA, Samantha. Formação inicial em Pedagogia: um outro olhar para as infâncias. 2015. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2015.
FLÔRES, Vanessa Medianeira da Silva. A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil. 2014. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, 2014.
GOLDSCHMIED, Elinor. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche/, Elinor Goldschmied, Sonia Jackson; tradução Marlon Xavier. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
HORN, M.G.S. Sabores, Cores, Sons e Aromas: A organização dos Espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
JUNQUEIRA, Gabriel de Andrade Filho. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KRAMER, S. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Teias, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, p. 135-146, 2001.
MACENHAN, Camila. A Natureza dos saberes docentes frente à prática pedagógica na Educação Infantil/ Camila Macenhan. 2015.184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Ponta Grossa, 2015.
MELO, Jacicleide Ferreira Targino da Cruz. O estágio supervisionado como contexto de formação docente específica para educação infantil: o que dizem os formandos sobre suas aprendizagens? 2014. 316 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal, 2014.
MOROSINI, Marilia da Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria: v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponibilidade em: http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822/pdf. Acesso em: 18 fev. 2018.
POMNITZ, Naila Cohen. O curso de Pedagogia EAD e a formação para atuação na educação infantil: o olhar dos sujeitos no âmbito das práticas. Santa Maria, 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, 2015.
SARMENTO, M.; PINTO, M. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In PINTO, M.; SARMENTO, M. (coord.) As Crianças: Contextos e Identidades. Braga. Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, 1997.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
SOUZA, Edmacy Quirina de. A educação infantil e o currículo: um estudo sobre as concepções de currículo presentes nas práticas pedagógicas de professoras da pré-escola. 2009. 169f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, UFBA, 2009.
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).