PESQUISA COM CRIANÇAS: AS VOZES, AS RELAÇÕES E AS PARTICIPAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ione da Silva Guterres Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa Rodrigues de Souza Universidade Federal do Maranhão
  • Sione Guterres Gonçalves Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Infância. Crianças. Vozes. Interação. Sociologia da Infância.

Resumo

O presente estudo buscou refletir sobre como as vozes das crianças na infância possibilitam as relações e as participações no contexto educacional em que elas são cuidadas e educadas. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as vozes das crianças na infância, em relação ao que elas têm vivenciado no cotidiano de uma instituição pública municipal de Educação Infantil. Para responder esse questionamento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que as professoras na instituição pesquisada têm possibilitado que as crianças expressem suas opiniões, assim como participem das discussões de forma mais ativa, dando-lhes voz. Entretanto, sabe-se que essa não é uma tarefa fácil dentro do ambiente escolar, considerando o fato de que nem sempre a criança foi considerada como um ser pensante e ativo na construção de seu conhecimento, mediante uma concepção de criança e infância na visão adultocêntrica.

Biografia do Autor

Ione da Silva Guterres, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Tutora a Distância do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís (Educação Integral). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID/UFMA.

Andréa Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora de Educação Infantil da Secretária Municipal de Educação de São Luís. Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

Sione Guterres Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Planejamento e Gestão Escolar. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís (Anos Iniciais do Ensino Fundamental) na área urbana. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID/UFMA.

Referências

ARIÈS, Philipe. História Social da Criança e da Família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981, p.156-164.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal, Brasília-DF, 1988.

______. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 16 dez. 2018.

______. Ministério da Educação e do Desporto Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: 1998.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.

CALDEIRA, Ana Maria Salgueiro; ZAIDAN, Samira. Prática pedagógica. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG. Faculdade de Educação, 2010. Disponível em: <http://www.gestrado.net.br/pdf/328.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2019.

CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CORSARO; W. A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed; 2011.

FELICIO, V. C. O autismo e o professor: um saber que pode ajudar. Bauru, 2007.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio século XXI escolar. 4. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KRAMER, Sônia. Infância e pesquisa: opções teóricas e interações com políticas e práticas. In: KRAMER, Sônia; ROCHA, Eloisa A. C. (Orgs.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas: Papirus, 2011. p. 385-395.

KUHLMANN JR. Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

MACHADO, Maria Lúcia (Org.). Educação Infantil em tempos da LDB. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 2002. (Textos FCC).

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia Social dos Estereótipos. 1 ed. São Paulo: E.P.O., 2002.

RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes, 1999.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Sociologia da Infância: Correntes e Confluências, In: Sarmento, Manuel Jacinto e Gouvêa, Maria Cristina Soares de (org.) (2008). Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis. Vozes (17-39).

__________. Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2019.

__________. Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA; Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições ASA, 2004. p. 9-34.

___________. Manuel J. Imaginário e culturas da infância. Texto produzido no âmbito das atividades do Projeto “As marcas dos tempos: a interculturalidade nas culturas da infância”. Projeto POCTI/CED/2002.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Diretrizes para a formação de professores de educação infantil. In: Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre: Pátio, Ano I, n.2, 2003, p. 8.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. 2000. 208 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a03v2691.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

Publicado
2019-11-11