PESQUISA COM CRIANÇAS: AS VOZES, AS RELAÇÕES E AS PARTICIPAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Résumé
O presente estudo buscou refletir sobre como as vozes das crianças na infância possibilitam as relações e as participações no contexto educacional em que elas são cuidadas e educadas. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as vozes das crianças na infância, em relação ao que elas têm vivenciado no cotidiano de uma instituição pública municipal de Educação Infantil. Para responder esse questionamento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que as professoras na instituição pesquisada têm possibilitado que as crianças expressem suas opiniões, assim como participem das discussões de forma mais ativa, dando-lhes voz. Entretanto, sabe-se que essa não é uma tarefa fácil dentro do ambiente escolar, considerando o fato de que nem sempre a criança foi considerada como um ser pensante e ativo na construção de seu conhecimento, mediante uma concepção de criança e infância na visão adultocêntrica.
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