PESQUISA COM CRIANÇAS: AS VOZES, AS RELAÇÕES E AS PARTICIPAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ione da Silva Guterres Universidade Federal do Maranhão
  • Andréa Rodrigues de Souza Universidade Federal do Maranhão
  • Sione Guterres Gonçalves Universidade Federal do Maranhão

Abstract

O presente estudo buscou refletir sobre como as vozes das crianças na infância possibilitam as relações e as participações no contexto educacional em que elas são cuidadas e educadas. Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as vozes das crianças na infância, em relação ao que elas têm vivenciado no cotidiano de uma instituição pública municipal de Educação Infantil. Para responder esse questionamento, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa. A análise dos dados revelou que as professoras na instituição pesquisada têm possibilitado que as crianças expressem suas opiniões, assim como participem das discussões de forma mais ativa, dando-lhes voz. Entretanto, sabe-se que essa não é uma tarefa fácil dentro do ambiente escolar, considerando o fato de que nem sempre a criança foi considerada como um ser pensante e ativo na construção de seu conhecimento, mediante uma concepção de criança e infância na visão adultocêntrica.

Author Biographies

Ione da Silva Guterres, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Tutora a Distância do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Docente da Rede Pública Municipal de São Luís (Educação Integral). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID/UFMA.

Andréa Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Professora de Educação Infantil da Secretária Municipal de Educação de São Luís. Professora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São José de Ribamar. Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

Sione Guterres Gonçalves, Universidade Federal do Maranhão
       

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Published
2019-11-11