PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE MENDES-RJ

  • Débora Alves Morra Loures Centro Universitário Carioca
  • Victor Gonçalves Freitas Centro Universitário Carioca
Palavras-chave: Educação Municipal. Gestão Democrática. Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Este artigo discute o papel da gestão educacional no contexto geral diante dos novos paradigmas do século XXI, da necessidade de elaboração de um projeto macro político pedagógico macro, que nele se expresse além do cumprimento da lei de diretrizes da educação nacional, o plano municipal de educação, a nova base nacional comum curricular, como também as intenções da gestão educacional em relação ao processo de aprendizagem nas unidades escolares.  A gestão democrática da educação e o projeto politico pedagógico são indissociáveis, tanto no âmbito educacional como no escolar.  O universo da pesquisa, quanto à metodologia, contemplou a análises bibliográficas que serviram de base para a construção da crítica aqui proposta. Como também foi realizada entrevista com os professores do primeiro segmento da rede municipal de educação de Mendes, interior do estado do Rio de Janeiro para obter uma análise de caso, objeto dessa pesquisa. Os resultados demonstraram que os professores conhecem o processo gestão pedagógica micro, porém desconhecem a proposta macro pedagógica da rede educacional em que lecionam.

Biografia do Autor

Débora Alves Morra Loures, Centro Universitário Carioca

Pedagoga, Dirigente Municipal de Educação na Rede Municipal de Ensino de Mendes, Coordenadora das Disciplinas Pedagógicas CEDERJ/Polo Paracambi. Especializada em Gestão Escolar, Educação Empresarial, PIGEAD, Coordenação Pedagógica e Psicopedagogia, Mestranda do curso profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca).

Victor Gonçalves Freitas, Centro Universitário Carioca

Físico pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Engenharia de Reatores pelo Instituto de Engenharia Nuclear - IEN/CNEN e Doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Professor adjunto dos cursos de engenharia do Centro Universitário Carioca (Unicarioca) e professor do mestrado em novas tecnologias digitais na educação desta mesma instituição.

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Publicado
2019-07-18