PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE MENDES-RJ
Résumé
Este artigo discute o papel da gestão educacional no contexto geral diante dos novos paradigmas do século XXI, da necessidade de elaboração de um projeto macro político pedagógico macro, que nele se expresse além do cumprimento da lei de diretrizes da educação nacional, o plano municipal de educação, a nova base nacional comum curricular, como também as intenções da gestão educacional em relação ao processo de aprendizagem nas unidades escolares. A gestão democrática da educação e o projeto politico pedagógico são indissociáveis, tanto no âmbito educacional como no escolar. O universo da pesquisa, quanto à metodologia, contemplou a análises bibliográficas que serviram de base para a construção da crítica aqui proposta. Como também foi realizada entrevista com os professores do primeiro segmento da rede municipal de educação de Mendes, interior do estado do Rio de Janeiro para obter uma análise de caso, objeto dessa pesquisa. Os resultados demonstraram que os professores conhecem o processo gestão pedagógica micro, porém desconhecem a proposta macro pedagógica da rede educacional em que lecionam.
Références
_____. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil, Ensino Fundamental. Brasília: MEC – Conselho Nacional de Educação 2017.
______. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, Brasília/DF: Congresso Nacional, 2017.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/DF: Congresso Nacional, 1996.
______. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília/DF: Congresso Nacional, 2014.
BONATO, Nailda. Pesquisa em educação e projeto politico pedagógico. V.1- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2004.
BORDIGNON e GRACINDO, Genuíno e Regina Vinhaes. Gestão da Educação: o Município e a Escola. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.a. da S. Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 2004, p.147.
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
EAD/UFPE. O projeto político-pedagógico na perspectiva do planejamento participativo. In: Sala ambiente projeto político-pedagógico e a organização do ensino. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/uft/file. php/file.php/1/coord_ped/sala_3/pdf/sala_3_Projeto_Politico_Pedagogico_e_a_
Organizacao_do_Ensino.pdf. Acesso em: 08 maio 2018.
FERNANDES, S. B. (2015). A (re)construção do projeto político-pedagógico: sob enfoque, a participação dos professores. Revista de Ciências da Educação,, Americana-SP, v. 17, n. 32,p. 179-191, jan./jun. 2015. Disponível em:
LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. São Paulo. Heccus Editora. 6º edição. 2017.
Lüdke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986.
MEDEL, C. R. M. A. Projeto Político-Pedagógico: construção e elaboração na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001
OLIVEIRA, R. C. Programas PDE Escola e Mais Educação: Descentralização e Gestão Educação, Universidade do Ensino. Juiz de Fora, 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Federal de Juiz de Fora. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/index. php/rbpae/article/view/54557> acesso em: abr. 2018.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 4 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016.
PEREZ, Tereza. Oganização. BBCC- Base Nacional Comum Curricular na prática da gestão escolar e pedagógica. São Paulo. Editora Moderna,.2018
ROSTIROLA, C.R.; SCHNEIDER, M.P.; Projeto Político Pedagógico: instrumento de melhoria da qualidade educativa? Revista Unoesc & Ciência- ACHS, Joaçaba, v. 1,n 1, p-73-80, jan/jun.2010.
SULPINO, C. M.; RAMALHO, R. P. Elementos para a gestão democrática na Educação. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Aberta Brasil, Universidade Federal da Paraíba, 2012, p. 2-23. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/elementos_para_a_gestao_democratica_na_educaaao_1343917737.pdf. acesso em abr/2018.
VASCONCELLOS, C.S.; Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto politico pedagógico. 14.ed. São Paulo: Libertad, 2005
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998.
VIEIRA, S. L.;VIDAL, E.M.; NOGUEIRA, J.F.F.;Gestão da jan./abr. 2015. Disponível aprendizagem em tempos de Ideb: percepções dos docentes. RBPAE - v. 31, n. 1, p. 85 - 106 em:
VIEIRA, S. L.. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE – v.23, n1, p. 53-69, jan/abr. 2007. Disponível em: < http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/19013/11044> Acesso em 13 jul.18.
VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).