ESCOLA DE “BORRACHA”: DESAFIOS E VIVÊNCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

Palavras-chave: Medidas socioeducativas. Ações Afirmativas. Adolescente em Conflito com a Lei.

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência de alunos bolsistas de extensão universitária. O relato é o resultado de uma intensa reflexão acerca do projeto de extensão intitulado Cotas universitárias: explorando caminhos para jovens em contextos de medidas socioeducativas, realizado em uma escola das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir de questões sobre as relações raciais e de classe e as políticas de ações afirmativas, foi trabalhado com professores e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas novas perspectivas para o futuro. Desta forma, apresentamos uma intensa reflexão acerca das vivências e desafios de alunos e professores no contexto de cumprimento de medidas socioeducativas.

Biografia do Autor

Leonardo Régis de Paula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) com um semestre de mobilidade acadêmica na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI). Integrante do Grupo de Estudos em Psicologia Social, Politicas Públicas e Produção de Subjetividades (GEPS/UFRGS).

Camila Santos Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Formada no Magistério, Curso Normal.  Integra o grupo de pesquisa GEETRANS - Grupo de Estudos em Educação e Transgressão e participa como bolsista voluntária da pesquisa Faced para Licenciandos. É professora voluntária de Sociologia no Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira e atua como Técnica em Educação Básica no município de Canoas, Rio Grande do Sul.

Referências

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Publicado
2019-12-20