ESCOLA DE “BORRACHA”: DESAFIOS E VIVÊNCIAS DE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Résumé
O presente artigo apresenta um relato de experiência de alunos bolsistas de extensão universitária. O relato é o resultado de uma intensa reflexão acerca do projeto de extensão intitulado Cotas universitárias: explorando caminhos para jovens em contextos de medidas socioeducativas, realizado em uma escola das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FASE) na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir de questões sobre as relações raciais e de classe e as políticas de ações afirmativas, foi trabalhado com professores e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas novas perspectivas para o futuro. Desta forma, apresentamos uma intensa reflexão acerca das vivências e desafios de alunos e professores no contexto de cumprimento de medidas socioeducativas.
Références
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
MISSE, M. Crime, sujeito e sujeição criminal: aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria "bandido". Lua Nova, São Paulo, n. 79, p. 15-38, 2010.
PAULA, L. R.; SANTOS, C. Diário de Bordo – Cotas Universitárias: Explorando Caminhos para Jovens em Contexto de Medidas Socioeducativas. Manuscrito. 23 p, 2015.
TAVARES, G. M. O dispositivo da criminalidade e suas estratégias. Revista de Psicologia, 23, 123-136, 2011.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).