SENTIDOS E SIGNIFICADOS DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS”

  • Alinne Conceição Alves Silva Dantas Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins
  • Kênia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Escola Família Agrícola. Identidade. Educação do campo.

Resumo

Há uma quantidade significativa de pesquisas que discutem sobre a identidade de professores que atuam no meio urbano, onde já foi evidenciado que existe a noção objetiva e subjetiva dessa expressão: “identidade”. O objetivo desse artigo é apresentar o resultado da pesquisa realizada sobre as histórias de vida de seis professores/as de uma Escola Família Agrícola (EFA), a fim de perceber o processo de construção identitária de professores que atuam na EFA “Zé de Deus”, em Colinas do Tocantins. Os resultados das narrativas foram assim categorizadas: sentimentos e significados de cada professor/a no magistério; identidades construídas e (re) organizadas na relação com a EFA “Zé de Deus”; e o papel da família para os/as professores/as da EFA. Acreditamos que conhecer os processos identitários desses/as educadores/as foi fundamental para melhor compreendermos que a educação do campo possui suas peculiaridades sociais, culturais e pedagógicas.

Biografia do Autor

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Pedagoga. Mestre em Educação pela Unicamp sobre Tecnologia e Lousa Digital. Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares, pela Faculdade de Educação da USP. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (UFT).

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Vinculada ao Colegiado de Licenciatura em Geografia da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus Araguaína nas seguintes atividades: docente, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e coordenadora do Laboratório de Ensino e Práticas em Geografia (LEPG).

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, faculdade de Ciências sociais (2017), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2009).Especialista em Educação do campo e Agroecologia (2017).É professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no curso de educação do campo, Câmpus de Tocantinópolis.

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Publicado
2019-07-18