SENTIDOS E SIGNIFICADOS DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS”
Abstract
Há uma quantidade significativa de pesquisas que discutem sobre a identidade de professores que atuam no meio urbano, onde já foi evidenciado que existe a noção objetiva e subjetiva dessa expressão: “identidade”. O objetivo desse artigo é apresentar o resultado da pesquisa realizada sobre as histórias de vida de seis professores/as de uma Escola Família Agrícola (EFA), a fim de perceber o processo de construção identitária de professores que atuam na EFA “Zé de Deus”, em Colinas do Tocantins. Os resultados das narrativas foram assim categorizadas: sentimentos e significados de cada professor/a no magistério; identidades construídas e (re) organizadas na relação com a EFA “Zé de Deus”; e o papel da família para os/as professores/as da EFA. Acreditamos que conhecer os processos identitários desses/as educadores/as foi fundamental para melhor compreendermos que a educação do campo possui suas peculiaridades sociais, culturais e pedagógicas.
References
ALBERTI, Verena. Fontes Orais. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília MEC/CNE, 2002.
_______. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CARVALHO, Cilésia; MARES, Tânia. Pedagogia da alternância, sua prática e contribuições para uma educação de qualidade no campo. Publicado em 10 de setembro de 2009 em Educação. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/pedagogia-da-alternancia-sua-pratica-e-contribuicoes-para-uma-educacao-de-qualidade-no-campo/24582/>. Acesso em: 14 out. 2018.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma Educação Básica do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CARDOSO, Bruna da Silva. Narrativas como Fontes de Conhecimento: Da relação com o saber à construção do ser professor e professora em Araguaína. 187 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e formação. Tradução José Cláudio e Júlia Ferreira: São Paulo. Cortez, 2004.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº4, 2002.
KOTI, Olga Rosa. Prática docente nas escolas rurais de Cajati/SP: Limites e possibilidades na construção da identidade com a educação do campo. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de pós Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos. São Paulo, 2013.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; FARIAS, Isabel Maria Sabino. Ruralismo, memórias e práticas educativas no cotidiano da primeira escola rural do Brasil: A Escola Normal de Juazeiro do Norte-CE (1934-1946). In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Educação rural em perspectiva internacional: Instituições, Práticas e Formação do Professor. Ijuí: Unijuí, 2007.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar.2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: ______. (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
______. Formação de Professores e Profissão Docente. In: ______. (Coord.). Os professores e a sua formação, textos Lise Chantraine-Demailly. Ed. Dom Quixote, 1º ed. Setembro, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
SCHIMITT, Deodete Maria das Neves. Escola Família Agrícola Zé de Deus e a formação de trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. 258 f. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.
TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).