SENTIDOS E SIGNIFICADOS DAS NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS: O CASO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “ZÉ DE DEUS”
Resumen
Há uma quantidade significativa de pesquisas que discutem sobre a identidade de professores que atuam no meio urbano, onde já foi evidenciado que existe a noção objetiva e subjetiva dessa expressão: “identidade”. O objetivo desse artigo é apresentar o resultado da pesquisa realizada sobre as histórias de vida de seis professores/as de uma Escola Família Agrícola (EFA), a fim de perceber o processo de construção identitária de professores que atuam na EFA “Zé de Deus”, em Colinas do Tocantins. Os resultados das narrativas foram assim categorizadas: sentimentos e significados de cada professor/a no magistério; identidades construídas e (re) organizadas na relação com a EFA “Zé de Deus”; e o papel da família para os/as professores/as da EFA. Acreditamos que conhecer os processos identitários desses/as educadores/as foi fundamental para melhor compreendermos que a educação do campo possui suas peculiaridades sociais, culturais e pedagógicas.
Citas
ALBERTI, Verena. Fontes Orais. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1/2002. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília MEC/CNE, 2002.
_______. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
_______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CARVALHO, Cilésia; MARES, Tânia. Pedagogia da alternância, sua prática e contribuições para uma educação de qualidade no campo. Publicado em 10 de setembro de 2009 em Educação. Disponível em <http://www.webartigos.com/artigos/pedagogia-da-alternancia-sua-pratica-e-contribuicoes-para-uma-educacao-de-qualidade-no-campo/24582/>. Acesso em: 14 out. 2018.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs). Por uma Educação Básica do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
CARDOSO, Bruna da Silva. Narrativas como Fontes de Conhecimento: Da relação com o saber à construção do ser professor e professora em Araguaína. 187 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Araguaína, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2018.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de Vida e formação. Tradução José Cláudio e Júlia Ferreira: São Paulo. Cortez, 2004.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº4, 2002.
KOTI, Olga Rosa. Prática docente nas escolas rurais de Cajati/SP: Limites e possibilidades na construção da identidade com a educação do campo. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de pós Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos. São Paulo, 2013.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Germano; FARIAS, Isabel Maria Sabino. Ruralismo, memórias e práticas educativas no cotidiano da primeira escola rural do Brasil: A Escola Normal de Juazeiro do Norte-CE (1934-1946). In: WERLE, Flávia Obino Corrêa (Org.). Educação rural em perspectiva internacional: Instituições, Práticas e Formação do Professor. Ijuí: Unijuí, 2007.
MEIHY, José Carlos Sebe B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar.2. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: ______. (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
______. Formação de Professores e Profissão Docente. In: ______. (Coord.). Os professores e a sua formação, textos Lise Chantraine-Demailly. Ed. Dom Quixote, 1º ed. Setembro, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
SCHIMITT, Deodete Maria das Neves. Escola Família Agrícola Zé de Deus e a formação de trabalhadores do campo em Colinas do Tocantins. 258 f. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2017.
TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).