TRAÇOS EMERGENTES DA GESTÃO INTEGRAL E SABERES DO GESTOR DE GENTES NA DIREÇÃO ESCOLAR: O CLIMA INSTITUCIONAL EM TEMPOS ORÇAMENTÁRIOS NUMA UNIDADE ESCOLAR FILANTRÓPICA
Résumé
Tecendo analogias da metáfora do equilibrista de pratos com a direção escolar, o presente relato tem como intencionalidade compartilhar passos de ação estratégica da gestão integral que constitui e é constituída pelo gestor de gentes. Visa-se ajudar na análise quanto à possível distensão – e muitos outros sentimentos/sensações que afloram – em tempos de montagem orçamentária periódica que engloba dois mundos do universo escolar: o pedagógico e o administrativo. No texto, evidencia-se como o líder-gestor é chamado a fomentar o equilíbrio de forças ao estimular empoderamentos, aclaramentos, acompanhamentos e tomadas de decisão entre as partes por meio de apropriações quanto à construção de uma equipe tático-operacional – Equipe TOP –, quanto à utilização de árvore de centros de custos, quanto a ponderações assertivas em momento prévio aos gastos orçamentários, quanto à consideração de custos fixos incorporados e quanto à consignas que facilitam a alocação de recursos de modo dialógico e consciente.
Références
LIMA, Licínio. Produção e reprodução de regras: Normativismo e infidelidade normativa na organização escolar. Revista Inovação, v. 4, n. 2-3, 1991.
LIMA, Marcos Epifanio B. Dicionário de Sentimentos. Vol. I. 500 Sensações para um caminho do Amor ao Serviço. Teresina: Ed. Nova Aliança, 2019.
LIMA, Marcos Epifanio B. Dicionário de Sentimentos. Vol. II. Outras 500 sensações para em tudo amar e servir. Teresina: Ed. Nova Aliança, 2022.
LIMA, Marcos Epifanio B. A constituição do Gestor de Gentes: princípios e fundamentos sobre os saberes para o ato de liderar em Gestão Integral. 2025. No prelo.
LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2. ed., 7. reimp. Petrópolis: Vozes, 2024.
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