RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NO PNBE 2011 E 2013: RACISMO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Resumo
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) é, senão a maior, a mais distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. Ocorre, entretanto, que Programas como este nem sempre contemplam, no processo de seleção dos títulos, a diversidade racial brasileira, seja na condição do escritor/escritora negro/negra, seja na aquisição de obras literárias que, de alguma forma, abordem as temáticas afro-brasileiras e/ou africanas no plano da ficção. Considerando este fato, este artigo tem por objetivo mensurar a quantidade de escritores brancos e não brancos que compõem, na condição de prosadores, os acervos do PNBE. Ademais, o presente trabalho pretende lançar uma reflexão crítica sobre a (não) presença do negro no âmbito desta política de leitura e compreender, ainda que sumariamente, os efeitos dessa presença/ausência nos temas das narrativas selecionadas.
Referências
_________, Pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. 2.ed. Maringá: Eduem, 2012.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/2003/L10.639.htm
______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para Inscrição de Obras de Literatura no Processo de Avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index Brasília, 2009. Acesso em: 03 mar. 2017.
______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para Inscrição de Obras de Literatura no Processo de Avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2013. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index Brasília, 2012 Acesso em: 04 mar. 2017.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Künher. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
DALCASTAGNÈ, Regina. “Entre silêncios e estereótipos: as relações raciais na literatura brasileira contemporânea”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n° 31. Brasília, janeiro-junho de 2008.
_______. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte, 2012.
FERNANDES, Celia Regina. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: EDUEL, 2007.
FERNANDES, Célia Regina; CORDEIRO, M, B. da S. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 319-328, set./ dez. 2012.
JOB, Sandra Maria. Em texto e no contexto social: mulher e literatura afro-brasileira. Tese (Doutorado em Literatura). UFSC, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95228/294989.pdf?sequence=1 Acesso em 03 abr. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Características étnico-raciais da população: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
RABASSA, Gregory. O negro na ficção brasileira. Trad: Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.
SANTOS, James Rios Oliveira. Autoria e representação de personagens negras em narrativas infantojuvenis: acervos PNBE 2011 e 2013. Dissertação (Dissertação em Letras) – UEM. Maringá, 2017.
SOUZA, I, A, L; PEREIRA, S, P; SALDANHA, A, F, L; MARINHO, A, C. A literatura infantojuvenil africana e afro-brasileira: desafios contra estereótipos saturados. In: Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.3, n.2, 2014.
SILVA, Paulo Vinicius Baptista; ROSEMBERG, Fulvia. “Brasil: Lugares de Negros e de Brancos na Mídia”. In: VAN DIJK, T, A. (ORG) Racismo e Discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VAN DIJK, Teun. Racismo e Discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).