RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NO PNBE 2011 E 2013: RACISMO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA
Abstract
O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) é, senão a maior, a mais distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. Ocorre, entretanto, que Programas como este nem sempre contemplam, no processo de seleção dos títulos, a diversidade racial brasileira, seja na condição do escritor/escritora negro/negra, seja na aquisição de obras literárias que, de alguma forma, abordem as temáticas afro-brasileiras e/ou africanas no plano da ficção. Considerando este fato, este artigo tem por objetivo mensurar a quantidade de escritores brancos e não brancos que compõem, na condição de prosadores, os acervos do PNBE. Ademais, o presente trabalho pretende lançar uma reflexão crítica sobre a (não) presença do negro no âmbito desta política de leitura e compreender, ainda que sumariamente, os efeitos dessa presença/ausência nos temas das narrativas selecionadas.
References
_________, Pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. 2.ed. Maringá: Eduem, 2012.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/2003/L10.639.htm
______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para Inscrição de Obras de Literatura no Processo de Avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2011. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index Brasília, 2009. Acesso em: 03 mar. 2017.
______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação para Inscrição de Obras de Literatura no Processo de Avaliação e seleção para o Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2013. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index Brasília, 2012 Acesso em: 04 mar. 2017.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Künher. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
DALCASTAGNÈ, Regina. “Entre silêncios e estereótipos: as relações raciais na literatura brasileira contemporânea”. Estudos de literatura brasileira contemporânea, n° 31. Brasília, janeiro-junho de 2008.
_______. Literatura Brasileira Contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte, 2012.
FERNANDES, Celia Regina. Leitura, literatura infanto-juvenil e educação. Londrina: EDUEL, 2007.
FERNANDES, Célia Regina; CORDEIRO, M, B. da S. Os critérios de avaliação e seleção do PNBE: um estudo diacrônico. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 319-328, set./ dez. 2012.
JOB, Sandra Maria. Em texto e no contexto social: mulher e literatura afro-brasileira. Tese (Doutorado em Literatura). UFSC, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/95228/294989.pdf?sequence=1 Acesso em 03 abr. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Características étnico-raciais da população: um estudo das categorias de classificação de cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
RABASSA, Gregory. O negro na ficção brasileira. Trad: Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965.
SANTOS, James Rios Oliveira. Autoria e representação de personagens negras em narrativas infantojuvenis: acervos PNBE 2011 e 2013. Dissertação (Dissertação em Letras) – UEM. Maringá, 2017.
SOUZA, I, A, L; PEREIRA, S, P; SALDANHA, A, F, L; MARINHO, A, C. A literatura infantojuvenil africana e afro-brasileira: desafios contra estereótipos saturados. In: Cadernos Imbondeiro. João Pessoa, v.3, n.2, 2014.
SILVA, Paulo Vinicius Baptista; ROSEMBERG, Fulvia. “Brasil: Lugares de Negros e de Brancos na Mídia”. In: VAN DIJK, T, A. (ORG) Racismo e Discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
VAN DIJK, Teun. Racismo e Discurso na América Latina. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).