RELAÇÕES DE RAÇA E GÊNERO NO PNBE 2011 E 2013: RACISMO E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA

  • James Rios de Oliveira Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumen

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) é, senão a maior, a mais distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. Ocorre, entretanto, que Programas como este nem sempre contemplam, no processo de seleção dos títulos, a diversidade racial brasileira, seja na condição do escritor/escritora negro/negra, seja na aquisição de obras literárias que, de alguma forma, abordem as temáticas afro-brasileiras e/ou africanas no plano da ficção. Considerando este fato, este artigo tem por objetivo mensurar a quantidade de escritores brancos e não brancos que compõem, na condição de prosadores, os acervos do PNBE. Ademais, o presente trabalho pretende lançar uma reflexão crítica sobre a (não) presença do negro no âmbito desta política de leitura e compreender, ainda que sumariamente, os efeitos dessa presença/ausência nos temas das narrativas selecionadas.

Biografía del autor/a

James Rios de Oliveira Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de pós-graduação (especialização) em Humanidades, da UENP. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa "Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidades e Educação Patrimonial" e "Literatura e História: Memória e Representação". É vice-coordenador da Comissão de Politica de Ações Afirmativas (CAAF), da UENP. Têm experiência na área de Letras, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Educação Literária, Literatura africana e afro-brasileira, Literatura infantojuvenil, Literatura brasileira. Atualmente, é diretor de cultura da UENP. 

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Publicado
2019-05-02