COMÉRCIO INFORMAL E BANALIZAÇÃO DA COMIDA

Résumé

Houve um crescimento notável do comércio informal de marmitas em cidades brasileiras recentemente. Um estilo de vida cada vez mais urbano tem gerado uma demanda crescente por refeições fora de casa, não apenas por conveniência ou prazer, mas, por imposição da vida. O consumo de marmitas é uma das expressões dessa realidade, a comida banalizada, precária e o estiolamento da ideia de comensalidade, as pessoas tendem, a cada dia, comerem de qualquer jeito desde que rápido e quase sempre sozinhas. Essa tendência cria um ambiente no qual a alimentação se torna uma mera função utilitária, perdendo sua conexão com a cultura e as relações sociais. O fenômeno do "comer qualquer coisa" ilustra essa dinâmica, evidenciando a redução do conceito de comida e a aceitação de alimentos não referenciados socialmente. Isso representa uma ode ao consumidor individual, ao mesmo tempo em que banaliza a importância e a qualidade da alimentação.

Bibliographies de l'auteur

Newton Narciso Gomes Júnior, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor em Economia, pela Universidade de Campinas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). 

Silva Filho, Olivio, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Gastronomia pela Universidade Estadual de Goiás.

Références

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Publiée
2024-12-09